top of page
Destaques

O pentecostes dos gentios

Olá, hoje vamos fazer uma reflexão sobre a vida de Cornélio. Talvez voce se identifique com ele em alguma fase da sua vida. Podemos, então, perguntar: "Quem foi Cornélio"? A sua história se encontra no livro de Atos, capítulos 10 e 11.


Cornélio foi um oficial do exército de Roma e comandava 100 homens desse exército. Sabemos que Roma perseguiu muito os judeus, sua religião era outra, seus deuses eram outros, porém Cornélio recebeu um toque do Senhor, mesmo não sendo judeu.

A Bíblia nos diz que Cornélio era piedoso, dava esmolas, orava e era temente a Deus. E devido a esse toque divino, Cornélio conseguiu atingir soldados seus e a sua família para crer no Deus de Israel.



Um certo dia, Cornélio estava orando e de repente recebeu a visitação de um anjo do Senhor e teve uma visão. O anjo, então, lhe falou que as suas orações e esmolas subiram para a memória diante de Deus. Imaginem a surpresa de Cornélio diante dessa experiência sobrenatural. Nós podemos perceber também nessa experiência, como o Senhor está atento as nossas orações e ao que fazemos para o benefício do nosso próximo. Talvez voce esteja orando por alguém e ache que Deus não está ouvindo o seu clamor; porém, nesse evento de Cornélio nós vemos como Deus está atento a tudo e de repente, Ele se manifesta e nos surpreende. Então, não desanime e continue orando por aquelas pessoas que o Senhor colocou no seu coração.


Diante daquela visão Cornélio ficou assustado mas respondeu dessa forma ao Senhor: "Que é Senhor"? Isso demonstra que Cornélio tinha a convicção de que era um enviado do Deus de Israel quem estava ali. Então o anjo prosseguiu e disse: "Envia mensageiro a Jope e mande chamar a Simão Pedro". Cornélio ainda sem entender muito o que estava acontecendo se moveu e tratou de obedecer mandando dois de seus servos e um soldado piedoso à Jope ao encontro do apóstolo Pedro.


Porém, sabemos que Pedro era judeu, cumpridor das leis judaicas, amava muito ao Senhor e receber um gentio em sua casa e ainda segui-lo seria impossível, a não ser que ele também recebesse uma ordem do Senhor. Sabedor da personalidade de Pedro e conhecedor dos corações, Deus na Sua infinita sabedoria fez com que Pedro também passasse por uma experiência sobrenatural.


O que aconteceu com Pedro, então? Em Atos capítulo 10, a partir do verso 9 podemos ver como Deus se manifestou a Pedro, a fim de que ele entendesse aquilo que o Senhor desejava fazer.

Vemos, então que, enquanto os homens de Cornélio se aproximavam da casa de Pedro Deus deu, também, uma visão a Pedro no eirado da sua casa. Nesse lugar Pedro foi tomado por um êxtase, viu o céu aberto e um objeto como se fosse um grande lençol que estava sendo baixado à terra. Nesse lençol tinha todo tipo de animal, inclusive animais que a lei judaica proibia de serem comidos. Pedro, então, ouviu uma voz que se dirigia a ele dizendo: "Pedro, mata e come". Pedro reagiu de imediato dizendo: "De modo nenhum, Senhor, pois jamais comi coisa alguma comum ou imunda".


Mas Deus contestou Pedro dizendo: "Pedro, ao que Deus purificou não consideres imundo". Pedro, porém, ainda resistiu aquela voz que se repetiu por 3 vezes. Enquanto Pedro estava perplexo diante daquela visão, chegaram os enviados de Cornélio procurando Simão Pedro. Então, o Espírito Santo falou de novo a Pedro: "Estão ai dois homens que te procuram; desce e vai com eles sem nada duvidando, porque Eu os enviei".


Vejam como nós precisamos estar atentos ao mover de Deus, deixando muitas vezes os nossos preconceitos, que impedem esse mover. Pedro, então, desceu, se apresentou aqueles homens e disse: "Aqui me tendes, porque viestes a mim"? Então responderam: "o centurião Cornélio, homem reto e temente a Deus e tendo um bom testemunho da nação judaica, foi instruído por um santo anjo para chamar-te a sua casa e ouvir as suas palavras".


Vemos ai a importância de darmos um bom testemunho diante de todos, vemos a importância da oração, de temermos a Deus e sermos piedosos como era Cornélio. Tanto Pedro como Cornélio foram obedientes à visão que receberam, porém Pedro precisou quebrar seus preconceitos para ser usado como instrumento de Deus e levar a Palavra aos gentios. E quando Pedro estava ministrando a Palavra na casa de Cornélio, o Espírito Santo foi derramado sobre todos os que o ouviam e a salvação alcançou Cornélio e sua casa.



Podemos tirar aqui algumas conclusões para a nossa vida, como veremos abaixo:


Preconceito é qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico. Não significa que devemos sair por ai quebrando leis ou regras, mas precisamos fazer uma análise crítica considerando a Palavra de Deus e principalmente ouvindo a Sua voz. Essa voz que Cornélio e Pedro ouviram, foi determinante para o evento sobrenatural que aconteceu na casa de Cornélio. O Espírito Santo se derramou sobre os gentios, povo que não era de Deus a princípio, porém através do sacrifício de Jesus gentios e judeus se tornaram um só povo. Hoje somos um só povo e todas as nações são conclamadas a buscar a Deus e experimentar um avivamento.


O povo judeu teve o seu Pentecostes relatado no Livro de Atos, capítulo 2 e o povo gentio experimentou, também, seu Pentecostes no evento da casa de Cornélio. Dai por diante a Palavra de Deus começou a se espalhar na Antioquia, Grécia, levando assim o evangelho a outras nações gentias.


Quando cada um de nós experimenta um avivamento, com certeza a Palavra de Deus começa a se espalhar com mais vigor e mais rapidamente onde estamos e por onde passamos. A nossa vida transformada atinge aqueles que estão ao nosso redor.


Que o Espírito Santo seja derramado sobre toda a carne e vivifique a igreja de Cristo por toda a terra!!















Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page