top of page
Destaques

Você é uma pessoa escolhida por Deus!


Vóis, porém, sóis geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo escolhido de Deus, para anunciar as grandezas daquele que lhe chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz!

(1Pe 2:19)

Se voce já saiu das trevas através de aceitar a Jesus como seu salvador e redentor, já se batizou nas águas e está debaixo de uma cobertura espiritual congregando em alguma igreja, a sua caminhada começou sob a maravilhosa luz de Cristo Jesus. Porém isso é somente o começo, a fim de que, pouco a pouco, o caráter de Cristo seja formado em seu ser e voce possa anunciar as grandezas de Deus por onde passar.

O Senhor quer fazer de voce um sacerdote, para pertencer a Sua nação santa e ajudar a levar o Seu evangelho até os confins da terra. Ele quer lhe vestir com vestes de salvação, quer lhe cobrir com Seu manto de justiça.

Ele quer fazer de voce um sacerdote a fim de que possa reinar com Ele e através Dele.

Veja o que Ele diz em Isaias capítuo 61, verso 10 , por boca desse profeta:

Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.

Vamos entender o que significa ser um sacerdote para podermos entrar nessa promessa divina!

Podemos começar dizendo que um sacerdote é alguém que tem a autoridade do Deus que ele vive e se relaciona (no nosso caso o Deus de Israel) sendo, portanto, um representande dessa divindade sagrada. Podemos dizer, também, que é um ministro religioso habilitado por Deus a dirigir cultos, rituais e principalmente vidas. Seu cargo ou posição é chamado de "sacerdócio" e eles estão presentes desde os primórdios dos tempos, inclusive, em sociedades primitivas. Isso nos leva a entender que toda instituição, por menor que seja, deve ter um sacerdote a fim de manter a ordem, assinalar a direção que deve ser tomada e conduzir o rebanho nos caminhos do Senhor.

Trazendo para a nossa vida prática e segundo os padrões bíblicos, todo sacerdote é uma pessoa instituída por Deus; e por mais débil que seja, devemos respeita-la e ajuda-la a cumprir com esse comissionamento. Na igreja, o sacerdócio está sobre o pastor ou o padre; na família o sacerdócio está sobre o marido; na empresa o sacerdócio está sobre o presidente...

Voce pode até perguntar: -"E se essas pessoas não estiverem tendo posturas adequadas ou não estiverem tendo a visão correta das coisas de Deus; que devo fazer"?

A Bíblia tem um exemplo muito claro com relação a vida de Samuel e o sacerdote Eli. Samuel foi consagrado ao Senhor desde os 3 anos de idade por sua própria mãe e o sacerdote na sua época era o sacerdote Eli que já estava caido da graça. Porém, como Samuel se submeteu a ele, cumprindo assim os princípios divinos, isso não o impediu de ser um grande profeta e doar toda a sua vida ao trabalho do Senhor.

Como explicar isso, então? Será que é mais um paradoxo que devemos viver na nossa caminhada cristã? Sem dúvida que sim! Os paradoxos mostram e manifestam o poder de Deus, e assim aconteceu na vida de Samuel. Apesar das circunstâncias, Deus o guardou para a Sua obra. Samuel era uma pessoa eleita por Deus, por isso, ninguém nem nenhuma circunstância tinha o poder de mudar os planos divinos. Se isso está acontecendo na sua vida , voce deve buscar de Deus qual a melhor atitude a tomar.

E voce quer fazer parte dessa geração eleita?

Quer fazer parte dessa nação santa?

Quer receber um sacerdócio real?

Diante desse entendimento devemos ter as seguintes posturas: na igreja, auxiliar ao pastor nessa árdua tarefa de conduzir o rebanho; na família, auxiliar ao marido a exercer e desenvolver o sacerdócio que Deus lhe deu - ou seja, conduzir a sua família nos objetivos da vida terrena e nos caminhos do Senhor; na empresa auxiliar os dirigentes na condução dos trabalhos e na meta proposta, cumprindo com nosso dever com lealdade e diligência. Tudo isso fará com que nos aperfeiçoemos a cada dia, e assim estaremos trilhando o caminho para receber o sacerdócio real e ser parte da nação santa do Senhor.

No período do Antigo Testamento os sacerdotes tinham que pertencer à Tribo dos Levitas e recebiam esse ofício através de uma herança paterna e eram aceitos como descendentes de Arão. Durante o tempo dos templos judaicos em Jerusalém, os sacerdotes tinham que oferecer oferendas e sacrifícios e o sumo sacerdote entrava uma vez por ano no Lugar Santíssimo para fazer expiação pelos pecados do povo.

Porém, com a vinda de Jesus (nosso Sumo Sacerdote) e o seu sacrifício vivo na cruz, o véu que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo foi rasgado possibilitando que, não só o sumo sacerdote levita entrasse nesse lugar; mas qualquer pessoa que estivesse devidamente preparada com as vestiduras de Cristo, poderia, também, ter acesso a presença viva de Deus e a glória shekiná que ai é manifestada. Com isso estamos dizendo que o Senhor pode preparar a sua vida, através dos Seus tratos, para viver essa experiência sobrenatural e alcançar um chamamento supremo em Deus.

A Epístola aos Hebreus do Novo Testamento estabelece uma distinção entre o sacerdócio judaico ou levítico e o do Sacerdócio de Cristo, ensinando que o sacrifício de expiação (purificaçao dos nossos pecados) vivido por Jesus Cristo no Calvário, substituiu o sacerdócio levítico e os seus sacrifícios rituais. Assim, para os cristãos, Cristo é o verdadeiro sumo sacerdote; e em Cristo nós também podemos receber esse sacerdócio real fruto de uma relação íntima e crescente com o Rei Jesus.

Porém devemos atentar que a Palavra fala de uma geração eleita para receber esse sacerdócio real. No que isso implica? Será que uma vida cristã magra, sem crescimento, estará incuída nesse grupo? Com certeza que não! Havérá salvação para essas pessoas mas não receberão esse sacerdócio real, pois isso implica em uma caminhada mais estreita e um relacionamento maior com Cristo a fim de que o Seu caráter seja formado em nós.

Quando falamos em sacerdócio real falamos de autoridade recebida do Senhor, falamos de carga por outros, falamos de uma responsabilidade maior sobre os ombros. E só podemos suportar tudo isso se o Rei Jesus está formado em nós, pois já não seremos nós que estaremos vivendo, mas Cristo em nós. O apóstolo Paulo viveu essa experiência. Como ele próprio relata, foi arrebatado ao terceiro céu e ouviu palavras inefáveis que não tinha coragem de repeti-las....

Somos escolhidos para fazer parte do Reino de Deus, da nação santa, fomos eleitos pelo próprio Senhor! Temos um papel importante na história do mundo. Estamos aqui para declarar louvores a Deus àqueles que não O conhecem, para que possam receber o Seu amor e a Sua Graça, pois o Senhor nos tirou do mundo de trevas e escuridão e nos trouxe para Sua maravilhosa luz. Porém precisamos corresponder a esse chamado!

O Senhor abriu ao homem uma porta enorme em poder e autoridade, porém estreita no seu acesso, pois passar por essa porta exige muita renuncia, muita mansidão, muita humldade até que fiquemos desprovidos do nosso "EU".

Aqueles que são eleitos pelo Senhor devem manifestar muita gratidão pelo favor recebido e exercer o seu mandato com diligência.

Antes da vinda de Jesus o sacerdócio era exercido por uma casta seleta da sociedade. O privilégio ficava ao encargo de poucos. Mas sempre que Jesus chega grandes mudanças ocorrem. Ele muda tradições, muda costumes, muda mentalidade e mudou também o sacerdócio. Jesus, através do Seu sacrifício, trouxe à luz o sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque. E desse sacerdócio tanto voce como eu, os pescadores, os doutores da lei, os cobradores de impostos podem participar. Ele não está restrito a uma só tribo mas a todos aqueles que reconhecem a Jesus Cristo como seu Salvador e permitem que Ele reduza a sua vida ao pó a fim de que Cristo possa reinar em nós.

Mantenha o seu foco em Deus. Ele vai trabalhar o seu caráter para voce receber o sacerdócio real e fazer parte da Sua nação santa.

Esse é o sacerdócio real, o sacerdócio da ordem de Melquisedeque, o sacerdócio que vem através do Rei Jesus reinando nas nossas vidas. Através desse sacerdócio, recebemos poder e autoridade para tomar controle das nações e implantar o reino de Deus aqui na terra.

Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page