Os anjos tiveram participação no Plano da Redenção
- verajones2
- há 15 minutos
- 9 min de leitura

A matéria teológica que estuda sobre os anjos, se chama Angelologia. Já no tempo da Igreja Primitiva a Angelologia era abordada com atenção, porém, na história do Cristianismo, a angelologia começou a ser desenvolvida de uma forma mais intensa a partir de Agostinho, um teólogo católico. Os anjos na Bíblia são mencionados, tanto no AT como no NT e o significado tanto no hebraico como no grego significa “Mensageiro”.
Em (Gl 1:8) o apóstolo Paulo chama a atenção para uma passagem onde, mesmo que alguém diga que um anjo do céu desceu e falou algo que não tem sustentação bíblica, não creia, rejeite, pois os anjos não estão acima do Criador.
Gálatas 1:8
⁸ Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Outro alerta do apóstolo Paulo está em (Cl 2:18).
¹⁸ Ninguém vos domine a seu arbítrio com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando em vão inchado na sua carnal compreensão,
Nunca devemos cultuar anjos. O culto deve ser dado apenas a Deus.
Em (Hb 1:13,14) o escritor mostra de forma bem clara que Cristo é superior aos anjos e não deve ser confundido com os anjos; Ele é o Filho de Deus que morreu na cruz por nós.
Hebreus 1:13,14
¹³ E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
¹⁴ Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
Precisamos ter o cuidado de, devido ao vasto material que há sobre os anjos, nos ater somente ao que nos mostra a Bíblia.
Podemos ver na Bíblia, contudo, que os anjos podem ser chamados de outras formas como: santos, exército, vigilantes, assembleia, espíritos ministradores, principados e potestades.
A Bíblia, porém, se refere a certos anjos com alguns termos especiais como arcanjo, querubim e serafim. Isso indica que existe diferentes classes de anjos e uma hierarquia.
A Bíblia não nos dá informações detalhadas sobre os anjos, mas não deixam nenhuma dúvida que são criaturas de Deus. Os anjos são apresentados na Bíblia como seres ministradores, que servem a Deus e ao Seu povo. Sua primeira função é adorar a Deus e tb servir como mensageiros de Deus.
Veja a experiência de Daniel abaixo: visitação de um anjo que teve que guerrear nas regiões celestiais com a ajuda do arcanjo Miguel.
(Dn 10:9-13)
⁹ Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra. ¹⁰ E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. ¹¹ E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo. ¹² Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. ¹³ Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
(Ap 12:6,7) - temos aqui outra referência dos anjos no livro de Apocalipses.
⁶ E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. ⁷ E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
A Bíblia também deixa claro a existência dos anjos caídos – caíram da sua posição original e pecaram contra Deus. Esses anjos são chamados de demônios e tem como líder outro anjo caído chamado satanás.

Vemos nos Evangelhos que Jesus expulsou muitos demônios e eles O temiam.
⁸ E de Jerusalém, e da Idumeia, e de além do Jordão, e de perto de Tiro e de Sidom; uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia, vinha ter com ele. ⁹ E ele disse aos seus discípulos que tivessem sempre pronto um barquinho junto dele, por causa da multidão, para que o não oprimisse,¹⁰ Porque tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos tinham algum mal se lançavam sobre ele, para lhe tocarem. ¹¹ E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus. Marcos 3:8-11
¹³ E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. ¹⁴ E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, ¹⁵ E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: Marcos 3:13-15
No AT temos algumas passagens onde “o anjo do Senhor” aparece em algumas ocasiões especiais.
Qual a natureza dos anjos?
Anjos são seres espirituais e pessoais criados por Deus. São seres dotados de capacidade moral e intelectual. A Bíblia não diz exatamente como são os anjos, mas afirma que eles são seres invisíveis porém podem se manifestar, em algum momento, de forma visível (Teofania).
Já sabemos que os anjos são mensageiros de Deus, porém em alguns textos podemos interpretar que esses mensageiros podem, também, se referir a seres humanos que executarão alguma ordem divina em prol do próximo.
Vemos, também, na Bíblia que os anjos caídos são chamados de espíritos imundos, enquanto que os anjos de Deus são chamados de espíritos ministradores. Outros termos como “principados e potestades, exército” são usados na Bíblia tanto para os anjos de Deus como, também, para os anjos caídos, vai depender do contexto.
Não há nenhuma dúvida de que os anjos existem, porém dentro de Israel havia um partido religioso e aristocrático (saduceus - cúpula sacerdotal da época ), que negavam os anjos e não acreditavam, inclusive, na ressurreição. Outro grupo da época, os fariseus, criam nos anjos e na ressurreição, porém o povo de Deus era dirigido pela cúpula sacerdotal dos saduceus; que absurdo!!
Desde os tempos de Moisés que a Bíblia faz referência aos anjos.
Gênesis 19:1-15) - reflita nessa passagem.
¹ E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;
Genesis 28:10-12 – veja a experiência de Jacó.
¹⁰ Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; ¹¹ E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. ¹² E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
Confiram a passagem abaixo na sua Bíblia:
(Atos 23:8) qdo do julgamento do apóstolo Paulo.
⁸ Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa. Mas, o próprio Jesus rejeitou a doutrina dos saduceus; ver em (Mt 22:24-34).
Mateus 22:29,30
²⁹ Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
³⁰ Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.
A Bíblia não fala, especificamente, sobre a origem dos anjos, mas fica claro que os anjos foram criados por Deus. Não se sabe, também, quando os anjos foram criados nem a sua quantidade.
Em (CL 1:16) lemos:
¹⁶ Porque Nele (Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
(Jó 38:4-7) Deus falando para Jó.
⁴ Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. ⁵ Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? ⁶ Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, ⁷ Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus (anjos) jubilavam?
Enquanto Deus criava a terra, os anjos estavam cantando louvando a Sua majestade. Eles foram criados antes do sexto dia, provavelmente, porém no princípio, ou seja antes deles foram criados os céus e a terra.
Neemias 9:6
⁶ Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército (anjos), a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora (anjos).
Por serem seres espirituais, os anjos não possuem corpos, mas a Bíblia diz que os anjos podem se manifestar de uma forma física humana como aconteceu na destruição de Sodoma e Gomorra.
(Gn 19:1-2)
¹ E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;
² E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite.
Os anjos podem se locomover no espaço e se concentrar em uma determinada área. Eles são muito rápidos e o profeta Ezequiel os compara a um clarão de relâmpago.
(Ez 1: 13-14)
¹³ E, quanto à semelhança dos seres viventes, o seu aspecto era como ardentes brasas de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo subia e descia por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos; ¹⁴ E os seres viventes corriam, e voltavam, à semelhança de um clarão de relâmpago.
A origem dos anjos e a quantidade deles não nos é revelada na Bíblia.
Como são os anjos ? São seres espirituais que não possuem corpos mas podem aparecer em forma humana por algum momento.
Ao anjos se movem com muita velocidade mas não são onipresentes. São maiores em poder e força mas não são onipresentes. Os anjos são seres pessoais e morais, mas não possuem todo o conhecimento (onisciência).
Ao anjos não se casam, não se procriam, nem estão sujeitos a morte.
³⁰ Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.
Mateus 22:30
³⁴ E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento;
³⁵ Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
³⁶ Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
Lucas 20:34-36

A Bíblia afirma a existência de anjos bons e anjos maus, porém originalmente Deus criou todos os anjos bons, porém nem todos mantiveram sua posição original. (Gn 1:31).
(2Pe 2:4) .... (Jd verso 6)
Os anjos sendo criados com o livre arbítrio, não guardaram o seu estado original e caíram em pecado. Antes do pecado ter origem no mundo físico, ele teve origem no mundo espiritual com a queda de alguns seres angélicos.
A Bíblia não informa nenhum outro nome de um anjo caído a não ser satanás.
A Bíblia também não se propõe a explicar o nome dos anjos bons, apenas afirma o nome de 2 deles: Gabriel e Miguel.
A Bíblia afirma que os anjos bons hoje, estão impossibilitados de pecar; vivem na presença de Deus, louvando-O e adorando-O assim como acontecerá conosco na ressurreição.
Os santos anjos de Deus são exemplo de obediência à vontade do Senhor. (Sl 103:20,21)
Quantos anjos existem?
Será que é possível nós determinarmos a quantidade de anjos? Não, mas a Bíblia informa que os anjos do Senhor constituem um poderoso exército. (Sl 68:17)
Jesus no Getsêmani diz que se quisesse pediria ao Pai mais de 12 legiões de anjos. Uma legião romana tinha cerca de 6 mil homens. Em (Ap 5:11) joão também faz uma referência.
Em (Hb 12:22) faz tb referência.
O que podemos dizer sobre os anjos caídos?
EM Marcos capítulo 5, lemos que os anjos maus também podem andar em legiões.
Apocalipse informa que a terça parte dos anjos desobedeceram ao Senhor (Ap 12: 3-9).
Como os anjos não podem procriar implica que Deus criou os anjos com um número completo.
Os anjos não são oniscientes .
³⁶ Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Mateus 24:36
Caro leitor: esse material foi extraído da Bíblia com as devidas referências para lhe trazer a consciência do mundo espiritual que está a nossa volta. Não podemos ignorá-lo, pois corremos o risco de cair nas ciladas do diabo por falta de discernimento espiritual. Estude, medite e viva experiências sobrenaturais com o nosso Deus, que também habita nesse mundo espiritual pois Deus é Espírito. Não esqueça de compartilhar.
Visite as nossas plataformas e ouça as nossas msgs: Youtube verareflexoes Reflexões; Podcast Meditando na Palavra; Facebook Vera Reflexões; Instagram Vera Reflexões.
Comentários