top of page
Destaques

Voce tem o que reparte e perde o que retém.


Voce tem o que reparte e perde o que retém

(Versão Evangélica) - A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. Provérbios 11:24

(Versão Católica) - Há quem dá com liberalidade, obtém mais. Outros poupam demais e vivem na indigência. Provérbios 11:24

Indigência - pobreza, miséria....

Vamos iniciar a nossa reflexão lendo (Pv 11:24) tanto na versão evangélica como na versão católica. Vemos que embora as Palavras nas duas versões não serem as mesmas, o sentido é exatamente o mesmo; portanto, tanto os católicos como os evangélicos devem viver essa palavra e seremos abençoados por Deus pela nossa obediência.

Jim Elliot, um missionário americano assassinado por índios do Equador, disse uma certa feita o seguinte: “Não é tolo aquele que dá o que não pode reter - para ganhar o que não pode perder”. Vemos ai uma relação de causa e efeito. Vamos refletir um pouco aquilo que não devemos ou não podemos reter e aquilo que não podemos perder.

Podemos raciocinar esse princípio no âmbito da mordomia dos bens e no âmbito das boas novas que recebemos através do evangelho. Numa sociedade avarenta, gananciosa e concentradora de renda, que acumula para si muito mais do que precisa e muitas vezes nega socorro ao aflito e necessitado, a Palavra de Deus diz que aquele que retém mais do que é justo isso lhe será por perda, mas a alma generosa prosperará.

Lemos também na Palavra de Deus que, quem dá ao pobre, empresta a Deus, mas Deus não é devedor de ninguém pois abençoa aquele que dá ao pobre.

REFLITA:

Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício. (Provérbios 19:17)

Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada. (Salmos 37:26).

Jesus ensinou que é mais bem-aventurado aquele que dá, do que aquele que recebe. Uma pessoa bem-aventurada é uma pessoa feliz, próspera, tanto na vida natural como na vida espiritual.

Se cada um de nós olharmos de per si, veremos que temos além das nossas necessidades básicas. E isso não é condenável se o Senhor está nos abençoando com Sua presença, Sua sabedoria, inteligência e estamos prosperando naquilo que fazemos.

Abraão foi uma pessoa rica, materialmente falando e Isaque herdou a sua herança. Porém foi chamado de “amigo de Deus” pela sua busca e experiências que teve com o Criador – Deus conhecia o coração de Abraão e o fez prosperar.

O Senhor faz prosperar aquele que dá com alegria!

Jó foi era um homem temente a Deus, que se desviava do mal e foi muito abençoado nos seus bens, porém não pode reter seu patrimônio quando o Senhor decidiu provar o seu coração. Naquele momento na vida de Jó ele não podia reter nada perdendo bens e família e disse em meio ao seu sofrimento: “Deus deu, Deus tirou. Louvado seja o Seu Nome”. E por Jó ter aberto o seu coração para liberar aquilo que era seu, talvez sem entender totalmente o que estava acontecendo, Deus acrescentou mais e mais depois que terminou a sua prova.

Voce pode estar perguntando: “Será que eu devo vender a minha casa, o meu carro, os meus bens para ser obediente a essa palavra”?

Eu responderia dizendo: “Só se Deus mandar”. E nós sabemos quando Deus está falando ao nosso coração. Isso não é uma questão de vender tudo e colocar aos pés do pastor da sua igreja, mas é uma questão de ser dirigido pelo Espírito Santo.

O fato é que, de repente, abrimos o nosso armário e vemos roupas que podemos doar, por exemplo, e identificamos através de um olhar do Espírito aquela pessoa que está precisando daquilo. Isso deve ser uma experiência muito pessoal.

Saindo do âmbito material podemos analisar agora a nossa atitude no âmbito espiritual. Jesus entregou a Sua vida por nós e foi recompensado com a ressurreição. Imagine se Ele tivesse retido a Sua vida. O que seria de nós?

Espiritualmente, falando, se estamos andando com Deus, estamos recebendo palavras que podem abençoar a muitos se as compartilhamos, podemos estar tendo revelações de Deus que podem contribuir para o crescimento da igreja de Cristo, para o crescimento do Corpo de Cristo, podemos ter recebido dons e ministério para ajudar na edificação da igreja. Sem dúvida, se você está recebendo essas bênçãos espirituais, você deve compartilhar na sua igreja com sabedoria e mediante uma orientação pastoral. Pois assim como podemos compartilhar bens materiais a aproveitadores, assim também acontece quando compartilhamos bens espirituais.

O apostolo Paulo ensinou que aquele que semeia com fartura, com abundância ceifará, pois Deus ama a quem dá com alegria.

Quando abençoamos alguém, Deus abençoa a nossa vida em dobro; quando semeamos na vida alheia, Deus semeia na nossa vida e na vida da nossa família. A semente que é multiplicada não é aquela que guardamos, mas aquela que semeamos. (Lembra da Parábola dos Talentos)?

Quando semeamos ainda que com lágrimas, ceifamos com alegria fartos feixes da rica providência divina. (Sl 126:5).

Talvez nós precisemos reprogramar a nossa mente para rodar em outro sistema operacional - No sistema operacional divino.

Assim como a tecnologia tem avançado tanto, tornando coisas tão recentes já obsoletas, a nossa mente espiritual precisa ser sempre renovada para alcançarmos a mente de Deus e avançarmos nessa corrida.


Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page