Um exemplo de caminhada!!!
- verajones2
- há 6 dias
- 10 min de leitura

Jesus e a Sua caminhada por Israel!!!
Já gravamos 2 vídeos no Youtube “verareflexoes Reflexões”.
“O missionário Jesus Cristo” e “A obra missionária”.
Voce pode rever visitando a plataforma do youtube . Dando continuidade a essa reflexão, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a caminhada desse modelo de missionário, que andou KM para nos salvar).
Boa noite a todos os presentes, os que estão online, que todos sejam abençoados com a Palavra que será ministrada nessa noite.
Hoje nós vamos conhecer um pouco sobre a caminhada de Jesus no território de Israel e podemos tentar nos espelhar nessa caminhada.
Sabemos que o propósito do Pai era mandar o Seu Filho às ovelhas perdidas da casa de Israel e Jesus estava determinado a cumprir esse propósito em Sua vida, como cumpriu. Quando Jesus chegou a pedir ao Pai no Getsêmani, que afastasse Dele aquele cálice, imediatamente Ele refletiu e disse: “Mas foi para isso que EU vim”. Então não teria sentido aquele pedido.
Voce sabe qual o propósito de Deus para sua vida? Vc está disposto a deixa-lo cumprir? O que vc está pedindo ao Pai? Reflita!!
Vamos, então, conhecer um pouco dessa caminhada que salvou, libertou e também condenou a muitos.
Na época em que Jesus nasceu, Israel ou a Palestina do primeiro século, era dominada pelo Império Romano como sabemos.
As 3 grandes regiões na época eram Judéia, Samaria e Galileia, que eram dominadas por governadores diferentes que pertenciam ao Império Romano. (CONSULTE O MAPA).

Vamos ver agora, algumas cidades importantes dessas regiões: temos na Judéia a cidade de Jerusalém, a capital do Reino do Sul (Judá) no AT; abaixo de Jerusalém temos a cidade de Belém, onde Jesus nasceu.
Próximo a Belém temos a cidade de Betânia (3 Km a leste de Jerusalém) onde moravam Lázaro, Marta e Maria, onde algumas vezes Jesus se hospedou na casa dessa família tão querida. Temos, também, na Judéia a cidade de Emaus, ( a 11Km a noroeste de Jerusalém) onde os discípulos se encontraram com Jesus após a Sua ressureição.
Passa, também, pela Judéia o rio Jordão que se estende desde o Mar da Galileia até o mar Morto, onde Jesus foi batizado e depois Ele se dirige para o deserto, na região da Peréia, onde foi tentado.;
(leia (Mt 3: 11-12) - Palavras de João Batista
¹¹ E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. ¹² Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
Vemos nesse texto que, a vinda de Jesus tem o objetivo de limpar a Sua eira e recolher no celeiro o Seu trigo (aqueles que serão salvos); a palha, no entanto, será queimada com fogo (aqueles que serão condenados). O Pai traçou dois propósitos para a vinda de Jesus: na primeira vinda sofrer como um Cordeiro; na segunda vinda vir como o Leão da Tribo de Judá para reinar com os Seus santos.
Quando Jesus foi batizado no Rio Jordão por João Batista, ele assinalou categoricamente: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. João Batista era um profeta e não poderia deixar de falar aquilo que Deus o revelou.
Em (Mt 3: 1-11) Jesus é levado ao deserto da Peréia depois do Seu batismo, onde é tentado e nesse trecho é descrito como Jesus reagiu à tentação do inimigo; - sempre com a Palavra de Deus na Sua boca.
É dessa forma que venceremos o inimigo - com a Palavra de Deus na nossa boca e impregnada no nosso ser. (Jesus nos deixa uma lição).
Na região da Samaria (subindo um pouco mais no Mapa) temos a cidade de Sicar ou Siquém, onde Jesus encontra a mulher samaritana, junto ao poço de Jacó. Lembramos que Samaria foi a capital do Reino do Norte quando houve a divisão do Reino de Israel.
Para chegar à Galileia saindo da Judéia, os judeus evitavam passar por Samaria que fica entre essas 2 regiões. Eles procuravam passar beirando o Rio Jordão ou pela costa Oeste onde estava o Mar Mediterrâneo.
A natureza humana é assim; quando temos inimizade com alguém procuramos evitar, mas Cristo procura sempre unir e resolver as inimizades através do Seu amor.
Jesus sabia que o Pai tinha, também, um propósito para a Samaria e por isso fez questão de passar por ali e se revelar aquele povo através do encontro que teve com a mulher samaritana, como todos conhecem o que ocorreu. (Jesus nos deixa ai uma lição).
Vamos continuar caminhando com Jesus!!!
Vamos ver, agora, algumas cidades da região da Galileia onde Jesus passou a maior parte do Seu ministério. Temos a cidade de Tiberíades margeada pelo Mar da Galileia, a cidade de Nazaré onde Jesus cresceu; ao norte de Nazaré temos a cidade de Caná onde Jesus realizou Seu primeiro milagre a pedido da Sua mãe, transformando água em vinho.
(Jo 2:1-10)
¹ E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. ² E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. ³ E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. ⁴ Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. ⁵ Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

⁶ E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. ⁷ Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. ⁸
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. ⁹ E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
¹⁰ E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Ainda na Galiléia Jesus ressuscita o filho de uma viúva na cidade de Naim, (Lucas 7:11-16).
¹¹ E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; ¹² E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. ¹³ E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. ¹⁴ E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. ¹⁵ E entregou-o à sua mãe. ¹⁶ E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
Em Genesaré - (Galileia), Jesus chamou alguns discípulos, em Corazim e realizou grandes milagres, assim como em Betsaida; em Carfanaum estava a casa do apóstolo Pedro; foi ai que Ele chamou Mateus Levi para segui-Lo. Ai tinha uma sinagoga onde Jesus se fez presente e leu um versículo de Isaias; Jesus fez de Cafarnaum a base do Seu ministério.
Ai estava, também, a cidade de Betsaida onde muitos iam para ouvir Jesus pregar, e o Sermão do Monte acredita-se que aconteceu nessa região em torno do Mar da Galileia.

Jesus faz um alerta nessas cidades onde fez grandes milagres e se revelou a muitos. Podemos tomar esse alerta para nós, pois aqui, neste lugar, Jesus tem se manifestado com grande poder.
Mateus 11:21-24 - o alerta de Jesus!
²¹ Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. ²² Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. ²³ E tu, Cafarnaum, que foste erguida até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. ²⁴ Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.
Temos, também, a cidade de Gadara onde Jesus expulsou uma legião de demônios de um homem e os mandou para uma manada de porcos. O evento que ai aconteceu é de grande importância pois foi evidenciada a autoridade de Jesus sobre os espíritos malignos.
(Lc 8:23-33) – Jesus estava indo com Seus discípulos para a outra margem do Mar da Galileia, quando veio uma tempestade e depois Ele expulsou uma legião de demônios de um homem gadareno.
²³ E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. ²⁴ E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. ²⁵ E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, pois, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? ²⁶ E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galileia.
²⁷ E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.²⁸ E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. ²⁹ Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.
³⁰ E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. ³¹ E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. ³² E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho. ³³ E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se.
Essa era a região de Decápolis que era de domínio Sírio (do outro lado do Mar da Galileia) e não fazia parte do território de Israel, porém Jesus demonstrou Sua misericórdia e compaixão.
O lago de Genesaré é o mesmo nome do Mar da Galileia que também é chamado de Mar de Tiberíades. O Mar da Galiléia, que na verdade é um grande lago, tinha suma importância para os moradores da época pois ai aconteciam várias transações comerciais devido a quantidade de pescadores e de peixes que ai se encontrava.
Leia (Mt 4:12-25).
Após a morte de João Batista, Jesus se retirou com Seus discípulos para um lugar deserto e ali Ele ministrou a uma grande multidão; em seguida se deslocou para o norte para a cidade de Cesaréia de Filipe e foi nesse momento que Ele perguntou aos discípulos o que estavam falando sobre Ele; quem era Ele para aquele povo. Pedro, através de uma revelação dos céus diz, então que Ele é o Cristo – Filho do Deus Vivo. A partir dai, Jesus toma Pedro, Tiago e João e os leva para o monte da transfiguração onde esses discípulos tem uma experiência inesquecível. Provavelmente esse monte era o Monte Hermon, perto de Cesaréia de Filipe, porém há outras interpretações.
Vamos, agora, conhecer os vários movimentos de Jesus.
Jesus nasceu na cidade de Belém, próximo a Jerusalém, porém devido ao decreto do rei Haródes com relação à matança dos meninos de até 2 anos de idade, Ele foge com Seus pais para o Egito. Após 2 anos no Egito, Jesus volta para Nazaré da Galiléia e cresce nessa cidade. Com 30 anos Jesus inicia Seu ministério, é batizado por João Batista no rio Jordão na região da Judéia, passa 40 dias no deserto sendo tentado por Satanás e retorna para sua cidade Nazaré e deixando Nazaré foi morar em Cafarnaum, concentrando Seu ministério na região da Galiléia.
Jesus se movimentava para Jerusalém no tempo das festas e costumava ficar na casa de Lázaro, porém depois retornava para a Galileia.
Um outro movimento registrado nas Escrituras é aquele que Ele está na Judéia e se propõe para ir para a Galileia, tendo que passar pela Samaria.
Como havia uma animosidade entre judeus e samaritanos, os judeus evitavam passar por Samaria, preferindo margear o rio Jordão ou o outro lado. Porém, Jesus, faz questão de passar pela Samaria, na cidade de Sicar, onde Ele se encontra com a mulher samaritana e se faz conhecer, levando o evangelho até essa região.
Leia (Mt 4:12-25).
Após a morte de João Batista, Jesus se retirou com Seus discípulos para um lugar deserto e ali Ele ministra a uma grande multidão, em seguida se desloca para o norte para a cidade de Cesaréia de Filipe e foi nesse momento que Ele pergunta aos discípulos o que estavam falando sobre Ele; quem era Ele para aquele povo. Pedro, através de uma revelação dos céus diz, então que Ele é o Cristo – Filho do Deus vivo. A partir dai, Jesus toma Pedro, Tiago e João e os leva para o monte da transfiguração onde esses discípulos tem uma experiência inesquecível. Provavelmente esse monte era o Monte Hermon, perto de Cesaréia de Filipe, porém há outras interpretações.
Quantos km Jesus andou para nos salvar do inferno?
Com uma média de 32 km por dia (da Barra a Vilas do Atlântico) em todas as suas viagens; significa que Jesus passou pelo menos 1.076 dias e noites dormindo na estrada durante sua vida! Este é um total de dois anos, 346 dias na estrada durante toda a sua vida! Todas essa distância Ele andou dos 29 aos 32 anos.
A Jornada Física e Espiritual levando a cruz.
Embora a distância física de aproximadamente 600 a 900 metros, tendo em conta as evidências históricas e arqueológicas, possa parecer curta, a jornada foi extraordinariamente árdua para Jesus. Ele havia sido flagelado, espancado, e estava carregando uma pesada cruz de madeira. O sofrimento físico foi imenso, mas o fardo espiritual foi ainda maior, pois Ele carregava os pecados da humanidade sobre Ele.
Podemos comparar quando dizemos que 1 minuto parecia uma eternidade.
Isaías 53:4-5 fala profeticamente sobre este sofrimento:
⁴ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. ⁵ Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Quando estivermos sentindo sobre nós um peso, uma carga muita grande, contemplemos a Cruz e vamos confiar que o fardo pesado Jesus já levou, mediante todo sofrimento que sofreu aqui na terra.

Quando estivermos desanimados, vamos refletir nessa música e cantempla-la como uma oração.
“Ao contemplar a cruz”.
Ao comtemplar a cruz / de minhas cargas livre sou / quando vejo a luz de Tua face / toda dúvida e temor / são tirados de mim / ensina-me a confiar em Ti.































Comentários