top of page
Destaques

Aprendendo a pedir ao Senhor!

  • verajones2
  • há 1 dia
  • 5 min de leitura

ree

O que entendemos sobre o ato de pedir e como tem sido a nossa postura diante dessa necessidade? Quando vamos aos sinônimos da palavra PEDIR, encontramos um vasto contexto no qual ela pode estar inserida. Vejamos abaixo:

Pedir pode significar, dependendo do contexto o seguinte:

1-    Solicitar, requerer – vc está diante de uma necessidade e vai requerer algo para resolver um problema.


2-    Suplicar, implorar, rogar – vc está diante de uma situação difícil, porém sabe que a sua demanda não será fácil de ser atendida; então, vc tem que deixar o orgulho de lado e mesmo reconhecendo que tem aquele direito, vc roga, suplica diante de alguém que está com a solução na mão.

3-    Perguntar, pleitear, orar – as vezes não basta somente perguntar ou fazer um pleito; dependendo das circunstâncias temos que recorrer ao Todo Poderoso em oração.

4-    Exigir, reivindicar, reclamar -  as vezes perdemos a paciência e fazemos o nosso pedido com exigência, reclamando da situação. Será que essa é a forma mais sábia de agir?

5-    Advogar, interceder, intervir -  muitas vezes quando não conseguimos o resultado desejado, recorremos às leis, aos magistrados e contratamos um advogado. Porém, mesmo através das leis, podemos não alcançar o nosso objetivo. E o processo passa por várias instâncias, sendo acompanhado por advogados competentes, mas diante do juiz, quando já está em uma instância maior, o advogado se coloca de uma forma humilde, como se fosse um rogo, para que aquele juiz aja a favor do seu cliente.

6-    Outros sinônimos:  esmolar, mendigar, encomendar, confiar, incumbir..... E os sinônimos não acabam ai!

 

Talvez nós não tivéssemos a ideia de que PEDIR envolve tantas circunstâncias diversas. E diante de cada circunstância temos que adotar uma postura sábia, não é verdade? Agora quando você for pedir algo a alguém, lembre que esse ato de PEDIR envolve vários contextos e procure conhecer a circunstância de cada momento.

Tem pessoas que tem muita sabedoria para PEDIR; parece até que é uma coisa nata, muito pessoal. Vou contar uma experiência que vivemos dias atrás, eu e meu marido, quando fomos fazer um exame médico.

Meu marido tem uma sabedoria muita grande no que se refere a pedir algo a alguém. E agora, eu me aprofundando mais nesse tema, tenho a convicção de que ele analisa antes cada situação para depois fazer o seu pleito. Eu sou completamente diferente dele no meu agir, mas reconheço que ele é mais sábio do que eu no ato de pedir e tenho aprendido muito com ele.


ree

Ontem fomos fazer um exame que faz parte do check-up anual e a técnica que executou o exame disse que o resultado só estaria disponível 3 dias depois; que teríamos que buscar esse resultado presencialmente, pois eles não enviavam pela internet.

Como moramos em Lauro de Freitas e fomos fazer esse exame em Salvador, teríamos que enfrentar um novo dia de engarrafamento, além de perder muito tempo no deslocamento. Então ele foi orientado a fazer um pleito ao setor de administrativo a fim de que recebesse o resultado via internet, como acontece com a maioria dos exames hoje em dia.

Então nos dirigimos ao setor indicado e ele começou a conversa com um largo sorriso no rosto dando um agradável Bom Dia. Diante de tanta cortesia, a pessoa que estava do outro lado correspondeu também aquela gentileza e perguntou no que podia ajudar.

Antes dele fazer o pleito, ele falou para ela que já éramos pessoas idosas, que morávamos no Litoral Norte, pegávamos muito engarrafamento para nos deslocarmos para Salvador correndo o risco, inclusive, de bater o carro, de errar o caminho....

E ela só fazia perguntar; mas no que posso ajudar o Senhor?

Então, depois de todo o contexto apresentado por ele, ela dando muita risada disse: eu vou lhe dar o meu email  e quando for o dia do resultado, me mande um email solicitando que eu envio para o Senhor o laudo médico; assim o Senhor vai evitar bater o carro e errar o caminho.  E tudo ficou resolvido.

Uma outra postura nossa seria reclamar porque com tanta tecnologia que temos hoje, esse resultado não poderia ser enviado pela internet; que absurdo....  Vcs estão entendendo onde quero chegar?


Ou seja, em todos os lugares que vamos pleitear algo temos condutas a seguir. Recentemente fomos à Coelba fazer uma solicitação e tivemos que cumprir um protocolo para sermos atendidos.

Depois dessa visão mais alargada, vamos as Escrituras ler o que o Espírito Santo deixou registrado em (Mt 7: 7-12).


Temos muito o que refletir nessa passagem; sabemos que o Senhor é Pai bondoso e fica feliz em presentear Seus filhos quando lhe pedem algo. Porém, nem sempre sabemos pedir e pedimos mal muitas vezes; a nossa sorte é que o Espírito Santo está sempre intercedendo por nós pois só o Senhor sabe o que é bom para cada um de nós.

Assim como, diante de qualquer órgão ou instituição temos que seguir protocolos para pleitear algo, vamos ver nas Escrituras quais instruções deixadas pelo Espírito Santo que podem nos ajudar a pedir corretamente.  Será que tudo o que peço ao Senhor, realmente estou necessitada?  Ou, será que estou deixando de pedir aquilo que realmente preciso? Esse é um questionamento que devemos sempre fazer a nós mesmos.


Seguem as instruções:

1-    Devemos pedir segundo a vontade do Pai.  Observamos que essa passagem de (Mt 7:7-12), assim como em (Lc 11:9-13) vem logo após a oração do Pai Nosso, quando os discípulos pediram a Jesus que os ensinassem a orar. E vimos que, um dos sinônimos de PEDIR é também orar. Então se pedimos segundo a oração do Pai Nosso estaremos pedindo certo.

2-    Quando agradamos ao Senhor e guardamos Seus mandamentos, receberemos a luz para pedirmos corretamente na certeza de que seremos atendidos. Veja (1Jo 3:22).

3-    Guardar os mandamentos do Senhor e busca-lo desde cedo faz com que essa relação íntima cresça e assim saberemos o que pedir e como pedir. Veja (Pv 8:17).

4-    Quando estamos em pecado, estamos afastados do Senhor, e a nossa oração ou o nosso pleito não chegará até Ele. Veja (Gn 6:5). Então veio o dilúvio.

5-    O Senhor pesa o nosso coração quando elevamos um pleito ou uma súplica a Ele. Ele não se comove com aparências. Veja (Mt 7:21,22).

Vimos aqui alguns procedimentos orientados pelo Espírito Santo de como pleitear algo diante do Senhor. Isso, porém, não significa dizer que seremos atendidos prontamente. O tempo é Dele e é determinado por Ele e Ele age assim para o nosso bem. Porém temos a certeza que ou Ele atenderá a nossa súplica como lhe apresentamos ou Ele dará muito mais do que lhe pedimos. O Senhor é galardeador e se alegra em presentear aos Seus filhos.



ree

Porém, tem mais um ítem que devemos ficar atentos e que está registrado nas Escrituras.

Em (Lc 6:31) o Senhor recomenda como deve ser a nossa relação com o nosso próximo. Leiam.

As Escrituras destacam que essa é a “Lei de Ouro” que nos ensina como devemos manifestar o amor cristão. Jesus nos orienta aqui como devemos proceder no nosso cotidiano com o nosso semelhante. O amor sem egoísmo deve ser a força motriz das nossas ações concedendo ao próximo aquilo que buscamos para o nosso próprio bem. Desta forma estaremos alegrando ao Senhor e as nossas petições terão mais chance de serem atendidas.

As vezes temos uma concepção errada do amor e do que é amar. Eu só fui entender o verdadeiro significado do amor quando comecei a esquadrinhar as Escrituras e o amor, segundo os padrões bíblicos, está definido em (1Co 13:4-8). Vamos ler?

Devemos chegar ao ponto máximo do amor e da fé em Deus, que é retribuir com o bem a qualquer pessoa que, por algum motivo, nos ferir ou fazer qualquer mal.

Foi assim que Deus respondeu à rebelião e indiferença da humanidade, mandando Seu Filho Unigênito a esta terra, que nos resgatou do inferno através da manifestação desse amor definido em (1Co cap. 13).


Vamos, então, concluir essa msg lendo (Rm 13:8-10).

Que o Senhor abençoe a todos!

 

 

 

 
 
 
Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page