top of page
Destaques

A manifestação da Fé em diversos contextos.

  • verajones2
  • 9 de mai.
  • 6 min de leitura


ree

Podemos ver nas Escrituras vários contextos onde foi manifestada a Fé e como Jesus comentou em cima de cada evento. Vamos analisar e meditar em algumas passagens para termos uma visão alargada sobre esse assunto.


(Mt 17:20)

14 E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: 15 Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;16 E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo. 17 E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. 18 E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. 19 Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? 20 E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.


Comentário:

Nesse contexto Jesus confirma que a nossa Fé tem que ser consistente, firme, para não entrar dúvida no nosso coração. Quando a dúvida entra a Fé não funciona. A firmeza da Fé diante de uma situação tem relação com a nossa intimidade com Deus e também ouvir Dele se está nos Seus propósitos curar. As vezes as pessoas precisam passar por circunstâncias difíceis para se render ao Senhor.


(Mc 10: 47-52)

47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. 49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. 50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. 51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. 52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.


Comentário:

Nesse contexto vemos a insistência do cego para que Jesus o curasse, mesmo diante da repreensão de muitos. Jesus vendo tanta determinação e a Fé que estava no seu coração, o curou e salientou que foi a fé daquele que o salvou. Diante de tal milagre aquele homem seguiu a Jesus. Não sabemos se foi somente naquele momento que viveu o milagre ou se houve uma conversão verdadeira. Porém naquele instante ele confiou plenamente em Jesus.

No contexto da vida de Maria Madalena, que também viveu um grande milagre, houve uma conversão eterna do seu coração. 


ree

(Mt 9: 1-8)

1 E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. 2 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. 3 E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. 4 Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? 5 Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. 7 E, levantando-se, foi para sua casa. 8 E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens.


Comentário:

Jesus nesse contexto viu a Fé daqueles que levavam o paralítico e efetuou a cura. Jesus nesse caso deixa claro a autoridade espiritual que precisamos ter em determinadas situações para que o milagre aconteça.


(Mt 9: 18-26)

18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.19 E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos.20 E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;21 Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã.22 E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã. (Consulte Lv 15 e Nm 5 sobre o fluxo de sangue).

23 E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço,24 Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele.25 E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se. 26 E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país.


Comentário:

Vemos dois milagres. Analise e medite.

1-     A Fé daquele chefe que estava com a filha morta, depositou sua total confiança em Jesus. Diante disso Jesus não hesitou em ir até a sua casa e operar o milagre.

2-     A mulher do fluxo de sangue arriscou a sua própria vida para tocar em Jesus, pois tinha a certeza que se Nele tocasse ficaria curada; e assim acontecia. Em levítico vemos que uma pessoa com fluxo de sangue era tida como imunda e não poderia estar no meio do povo; porém a sua Fé removeu aquela montanha e foi curada depois do toque em Jesus. E mais uma vez Jesus disse que foi essa Fé que a salvou.


Consulte a sua Bíblia nos versos abaixo, analise e medite para tirar suas próprias conclusões.

(Mt 15;22-28);  (Ef 6:14-16);  (Ef 6:14-16);  ((Rm 14:1-4);  (Mt 8:1-3);  (Mt 8:5-10);

(Mt 15:22-28)

22 E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. 23 Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. 24 E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! 26 Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. 27 E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. 28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

Comentário:

Jesus a princípio não deu atenção aquela mulher, inclusive a humilhou. Mas diante da sua necessidade ela se rendeu e O adorou mostrando a firmeza da sua fé e sua filha ficou sã.


ree

(Ef 6: 14-16) - 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.


Comentário:

Paulo nos mostra que a Fé faz parte da armadura de Deus. Nas batalhas da vida ela é o nosso escudo que nos protege dos dardos do maligno e da nossa própria incredulidade.


(Rm 14: 1-4)

1 Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. 2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. 4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.


Comentário:

Paulo mostra ai que a nossa Fé pode se enfermar, ou seja, enfraquecer. Portanto se temos uma Fé forte para encarar qualquer situação, naõ devemos julgar o irmão que tem a Fé mais fraca, mas ajuda-lo porque o próprio Deus o sustenta.

 

 (Mt 8: 1-3)

1 E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. 2 E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.


Comentário:

O leproso mostra que teve uma revelação do poder de Jesus.


ree

(Mt 8:5-10) (Lc 7: 2-9)

5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,  6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. 7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. 8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. 9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. 10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.


Comentário:

O centurião teve revelação da autoridade de Jesus.



 

 

 

 

 

 

 
 
 

Comentários


Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page