top of page
Destaques

Tudo tem seu tempo determinado!

  • Sérgio Barreto
  • 10 de fev. de 2021
  • 10 min de leitura

Ec 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Esse capítulo começa com a afirmação de que as coisas e os fatos acontecem nas nossas vidas de acordo com um tempo, um momento já determinado, e que esse tempo será suficiente para acobertar todo o propósito de Deus para as nossas vidas, desde que não nos precipitemos.

Ele dá a visão de que os acontecimentos se manifestam dentro de uma cronologia já pré-determinada, como Slomão diz no início: “Tudo tem o seu tempo determinado”. A questão é: Determinado por quem? A resposta é simples, pelo nosso Deus.


Esse Capítulo está cheio de verdades profundas reveladas por um homem que pediu a Deus sabedoria e conhecimento, e por isso merece que meditemos e esquadrinhemos com o máximo de atenção cada um dos seus versículos. Ele nos deixa a sensação de que podemos viver guiados por uma sequência cronológica de eventos a serem seguidos para o nosso bem, conforme previamente determinado, como se estivéssemos fazendo uma viagem num trem britânico, onde as paradas nas estações são assinaladas na casa dos minutos, tal a sua pontualidade. Porém, nós podemos quebrar essa cronologia dos planos originais de Deus para as nossas vidas com base no nosso livre arbítrio, nossa liberdade de decisão e ação, mas isso não é o recomendado.


ree


Houve o tempo da cruz e o tempo da ressurreição.
Não podemos mudar o tempo de Deus.

Fazendo uma analogia com uma aeronave, o piloto automático é constituído de sensores, processadores e atuadores. O piloto automático pode ser ativado e desativado pelo comandante a qualquer momento. Para isso, basta pressionar um dos botões específicos localizado no painel ou manche da aeronave. Da mesma forma, nós podemos cortar ou conectar a nossa comunicação com o Espírito Santo de Deus a qualquer momento, e assim sermos ou não dirigidos por Êle. Lembremos quando Deus chamou a Jonas para ir até a cidade de Nínive e ministrar aos Ninivitas para que mudassem sua forma pecadora de viver. Jonas deveria ter atendido a esse pedido no primeiro chamado da “Torre de Controle”, mas não o fez e fugiu pretendendo chegar a Tarsis, como se pudesse fugir para longe da presença e da vontade do Senhor...

Conhecemos essa história e como Deus o trouxe de volta à terra firme, e pela segunda vez ordenou que fosse até Nínive pregar contra ela a mensagem do arrependimento.


ree



Jesus nunca fugiu da presença do Pai, 
mesmo com a caminhada dolorosa que lhe estava proposta.


Deus na sua soberania fez com que a sua vontade fosse cumprida, ou seja, que os Ninivitas se convertessem dos seus maus caminhos, que não fossem destruídos e que Jonas fosse humilhado por não ter visto cumprida a profecia da destruição anunciada por ele. Muitas vezes Deus deixa que sigamos e tomemos as nossas decisões e assumamos as consequências e então só nos resta clamarmos pela sua misericórdia.


Ec 3:2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Sara concebeu e deu um filho a Abraão na sua velhice, chamado Isaque, no tempo determinado, conforme Deus lhe tinha falado. Quem imaginaria que Sara teria um filho e daria de mamar na sua avançada idade? Ela mesmo não acreditou que isso iria acontecer.


Perdi um irmão mais velho quando ele tinha 17 anos e eu em torno dos 10 anos, numa tarde da sexta-feira santa, após termos tido em casa a ceia do Senhor, como meus pais católicos gostavam de celebrar.

Como justificar o Senhor ter levado aquele promissor jovem líder cristão, em um dia tão especial, num acidente doméstico com choque elétrico, na presença de todos, inclusive na minha presença?

Meu pai buscou de Deus um motivo para que essa fatalidade tivesse acontecido até que alguns dias depois, cedo se levantou e queimou a mão em uma das bocas do fogão que estava quente. Perguntou a cada um da casa se alguém havia usado o fogão naquele início de manhã, e a resposta foi negativa da parte de todos. Após queimar sua mão, ele parou de questionar a Deus sobre a morte de Luis. Deus não o revelou quem esquentou a boca do fogão, da mesma forma que também não revelou porque tinha levado Luis aos céus de forma tão prematura.

Um detalhe: Naquela época, na sexta-feira santa, por respeito tinha-se o costume de não se fazer nenhum trabalho braçal.


ree

Cada agricultor, de cada região desse mundo, sabe exatamente qual é o período correto para que seja feito o plantio e a colheita no campo. Aqui no Nordeste por exemplo, quem plantar milho em dezembro estará fadado a perder 100% do que plantou – O sol é muito escaldante e a falta de água é normal, porem se plantar em abril por exemplo, estará no tempo correto e contará com as férteis condições da natureza.



Quando jovem planejei ir para os USA numa viagem aventureira, quase sem condição financeira alguma, onde os recursos mal davam para pagar a passagem de navio de ida e as despesas de hospedagem para apenas um mês. Uma loucura. Meu pai soube desse meu plano clandestino e me convenceu a aborta-lo.

Depois de casado e já com filhos, pude ter esse meu desejo realizado, por dois períodos de 4 e 5 meses cada, com tudo pago, e mais ainda, todos os nossos 3 filhos fizeram o tranquilo programa de intercâmbio nos USA. Esse era o plano de Deus para minha vida nessa área.


 Temos que ficar atentos às orientações da nossa Torre de Controle !
 Na nossa vida temos que considerar o tempo adequado para tudo o que vamos fazer. Não se precipitar é a chave. Ouvir de Deus qual é a sua vontade para nós, é outra chave vital. 
ree



OUVIR É A CHAVE.

Assim como o plantar requer que seja feito no tempo apropriado, da mesma forma acontece com a colheita. Colher antes ou após o tempo indicado pode levar a se colher frutos inadequados.

Noé em sua grande obediência e fé soube ouvir e esperar o tempo de Deus para a construção da arca e depois o seu regresso à terra firme.


Certamente a vontade de Deus é que tenhamos vida longa como era nos tempos primórdios quando chegávamos a 800 e 900 anos, mas se o nosso comportamento é demasiadamente ímpio ou louco, morreremos antecipadamente. Tenho visto ao longo da minha caminhada pessoas brilhantes que levadas pelos seus vícios e atitudes promíscuas, tiveram suas vidas ceifadas precocemente, fora do seu tempo, certamente fora do tempo de vida para elas almejado por Deus. A desobediência aos princípios divinos e das leis naturais dos homens (beber e dirigir por exemplo) nos levam à morte precoce.

ree


Nos momentos de oração podemos ouvir 
a voz do Senhor!

Vejamos o que aconteceu com Ezequias que foi o 13º rei de Judá e reinou por 29 anos.

Logo quando assumiu o seu reinado, ele iniciou a restauração de tudo que era desagradável aos olhos do Senhor, como fizera Davi, e por isso vivia em paz no seu reinado.

2º Rs 18:7 Assim foi o Senhor com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu.

Até então Deus tinha seus olhos sobre Ezequias e seu reino. Quando o rei da Assíria cercou Jerusalém e o confrontou, foi salvo por um anjo enviado por Deus que exterminou naquela noite 135mil soldados assírios.

2º Rs 20:1 Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

Quantos de nós gostaríamos de receber esse tipo de aviso prévio do Senhor? Sabedor de que a morte para nós é lucro, certamente que gostaríamos, e teríamos tempo ainda de arrumar nossas coisas, nossas pendencias terrenais, quem sabe, pedir perdão, direcionarmos um sucessor, fazer um testamento ou coisa semelhante.

2º Rs 20:2 Então (Ezequias) virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: 3 Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito (reto), e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. 4 Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor dizendo: 5 Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. 6 E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo.


ree


Devemos pedir sempre conforme a vontade de Deus.
Ouça a voz do Espírito.

Vemos que se Ezequias tivesse morrido daquela doença quando do anuncio do Senhor ele teria tido um grande ganho porque até aquele momento sua vida era agradável a Deus, haja visto sua conduta e em consequência, por exemplo, o milagre recebido de Deus que livrou de forma espetacular seu povo dos Assírios.

Deus atendeu ao pedido do rei Ezequias dando-lhe mais 15 anos de vida suficiente para ter gerado a Manases, que se tornaria seu sucessor, e que veio a cometer abominações maiores do que as dos Amorreus. Se Ezequias tivesse morrido naquela oportunidade não teria deixado o legado de Manases.

Portanto, o melhor é sempre orarmos pelo cumprimento da vontade de Deus em nossas vidas, mas queremos deixar registrado que também é legítimo pedirmos e clamarmos pela cura de uma doença terminal.

A cura em geral depende de dois fatores: Do poder divino em conceder o milagre, e da insistência e fé humana em pedi-la.



 Deus sabe o futuro de cada um de nós e pode, sim, impedir que este continue vivendo se vê que algo ruim vai acontecer, mas pode também permitir a continuidade da vida como foi o ocorrido com Ezequias. 

 Jesus curou à maioria de pessoas que vieram até Ele, e se registra duas vezes sobre a advertência feita de não voltar a pecar para que não suceda uma coisa pior. 

Duas coisas são reveladas na cura de Ezequias e nos anos de acréscimo que Deus lhe deu:


1-- Deus é soberano, Ele continua dirigindo a vida tanto nas boas circunstâncias como nas ruins.


2-- O homem é responsável pelas suas escolhas e pelas inclinações do seu coração.


Em conclusão, bom é para o ser humano aceitar a soberania Divina em qualquer circunstância das nossas vidas.


Ec 3:3 Tempo de matar, tempo de curar.

Que Deus nos livre de termos por qualquer circunstância de cumprir esse ato, como lemos por diversas vezes nos registros do Antigo Testamento as ordenanças de Deus para até mesmo exterminar multidões, como vimos a pouco com o acontecido aos Assírios.

Jesus Cristo na sua passagem pela terra, apesar de ter o poder para destruir a todos os seus inimigos, nem sequer os feriu, ao contrário, quando foi preso pelos capitães e sacerdotes, e um dos servos deles teve sua orelha direita cortada, Jesus imediatamente censurou aquela atitude de Pedro, e tocando a orelha do servo, a curou.


Ec 3:3 ...tempo de derrubar, e tempo de edificar;

Nos tempos modernos temos como exemplo desse versículo o ocorrido após a 2ª guerra mundial, quando em 1961 houve a edificação pela Alemanha Oriental (socialista) do muro de Berlim, separando as duas Alemanhas, e em Novembro de 1989 houve a sua festejada derrubada.


Ec 3:4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

Nessa pandemia do Covid19 temos visto literalmente o cumprimento desses versículos. Pedras tem sido levadas dessa vida, e outras tem se achegado mais às suas famílias, às suas esposas, filhos e filhas, netos e netas.

Quem antes não estava mais suportando o viver junto, teve que reaprender sobre o companheirismo, o amor fraternal, a amizade, a compreensão, tolerância e a noção de quão ínfimo e frágeis somos diante da soberania do Senhor. Jamais nossa geração tinha visto estádios de futebol sem público e alguns transformados em hospitais de campanha, datas comemorativas sem aglomerações, cumprimentos sem os saudosos abraços, beijos e apertos de mão, covas sendo abertas às pressas por escavadeiras, hospitais de campanha sendo abertos com urgências e alguns sendo ocupados por espaços antes dedicados para danças e celebrações.



ree



Ouça a voz de Deus e seja firme com voce mesmo.




Ec 3:6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Nesse último mês de dezembro programei com o técnico de TI da empresa para fazer um upgrade no Windows do meu notebook e do disco rígido.

Na véspera tive a preocupação de fazer o backup num drive externo de todos os meus arquivos, tudo perfeito. No dia seguinte, após formatação do notebook o drive externo não dava permissão para acesso, dizendo que precisava ser formato. Em resumo, perdi vários arquivos, inclusive todos relacionados com a Igreja.

Parei para refletir e entender qual a vontade de Deus para isso ter acontecido, e então me lembrei do meu avô que por recomendação médica tinha que de tempos em tempos fazer uma boa doação de sangue para se sentir melhor fisicamente. Tudo do meu notebook que foi lançado fora me fez sentir mais leve, mais preparado para as coisas novas que haverão de vir.

Não vos lembreis, das coisas passadas,

Nem considereis as antigas

Eis que faço uma coisa nova....



Ec 3:7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.


Observemos que cada um desses verbos tem o seu antônimo, o seu oposto, no sentido de que se por algum motivo rasgarmos um relacionamento, mais adiante teremos a oportunidade de cosermos, de refazermos o que foi desfeito.

Nas nossas relações muitas vezes é importante ficarmos calados, não refutando e levantando os ânimos com palavras carregadas de improcedências e ditas em momentos inoportunos, mas também teremos a hora de falarmos com palavras de sabedorias e dirigidas pelo Espírito Santo, carregadas de doçuras e amor.

No último trimestre do ano passado nós os irmãos da família criamos um grupo e com ele temos tido semanalmente Lives, onde cada um dos escolhidos aborda um tema, sempre tendo o embasamento da Palavra. Tem sido muito edificante e tem fortalecido muito os laços de irmandade.


 
Ec 3:9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.

É verdade que um dos principais motivos de trabalharmos é o ganho pecuniário para o nosso sustento e da nossa casa. Como diz a Palavra, quem não trabalhe que não coma, mas vemos aí um outro grande motivo que é sermos exercitados, mas exercitado em que?

Exercitados na nossa atividade profissional na qual nos graduamos e temos a vocação de servir ao próximo, mas além desse exercício pratico no âmbito técnico / cientifico, o Senhor quer que através do trabalho desenvolvamos aspectos da nossa personalidade e caráter tais como a paciência, fidelidade, lealdade, honestidade, tolerância, criatividade, hombridade, presteza, amor, persistência, entre outros.



Que lições podemos tirar do Livro de Eclesiastes cap 3:

a) Que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo adequado para tudo nessa vida.

b) Que não devemos nos precipitar atropelando a cronologia Divina dos eventos para as nossas vidas.

c) Devemos viver em sintonia com o Espírito Santo de Deus e dessa forma deixar que sejamos guiados por Ele.




 
 
 

Comentários


Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page