top of page
Destaques

Pecar é errar o alvo. Como esta a sua pontaria?



Portanto, deixemos de lado os ensinamentos básicos a respeito de Cristo e sigamos em frente, alcançando a maturidade em nosso entendimento. Certamente não precisamos lançar novamente os alicerces, ou seja, o arrependimento das obras mortas, a fé em Deus, ² o batismo, a imposição de mãos, a ressurreição dos mortos e o julgamento eterno. ³

Se Deus permitir, avançaremos para um maior entendimento.  (Hebreus 6:1-3).


Vemos acima os princípios fundamentais da Doutrina de Cristo que precisamos conhecer, quando começamos nossa caminhada com Jesus. Tudo se começa pelo princípio como aconteceu em Gênesis, e quando pulamos essa etapa teremos dificuldades mais adiante. É como quiséssemos ler sem antes conhecer as letras. Em (Hb 6:1) lemos que não alcançaremos a maturidade cristã sem antes conhecermos esses princípios e também praticá-los na nossa rotina e caminhada. Portanto, vamos começar pelo começo e o primeiro item é “Arrependimento de Obras Mortas”.


Se arrepender de algo que fizemos ou de algo que deixamos de fazer podemos dizer que é uma atitude de lamento ou pesar. Quando fazemos algo que já sabemos que é errado, a nossa consciência pode nos acusar imediatamente, e se temos um espirito reto vamos sentir uma contrição, um lamento, um aperto no coração. E porque as vezes caímos nessa situação? Porque a nossa natureza de pecado sempre nos trai e nos atrai para o mal, para a conduta errada. Porém, se já estamos andando com Cristo, o Espirito Santo que já habita em nós, nos leva a esse entendimento e nos ajuda a reconhecer o nosso erro e sair dele. Por nossas próprias forças não sairemos do erro, voltaremos a cometer em outra oportunidade, mas quando recebemos a força e a ajuda do Espirito Santo tomamos a direção contrária e não voltamos mais a cometer aquele delito. Portanto, o verdadeiro arrependimento se dá quando já não voltamos mais a repetir aquela ação pois demos um giro de 180 graus. Arrependimento no grego é “Metanóia” que significa “mudança de mente”.

Só o Espírito Santo pode mudar a nossa mente.




No contexto de nós gentios, fazer obras mortas podemos entender como não cumprir os mandamentos de Deus como roubar, matar, desonrar de pai e mãe.....  Nenhuma dessas obras traz vida pois a vida está em Jesus e essas obras não fazem parte do Seu caráter.





Por outro lado a Bíblia diz que somos tardios em ouvir; demoramos em ouvir e obedecer aqueles que estão acima de nós e que nos mostram o caminho da vida. Assim, continuamos pecando, errando o alvo e produzindo obras mortas. Precisamos corrigir nossas ações erradas com base na Palavra de Deus, precisamos buscar o Espírito de Arrependimento sempre que a nossa consciência nos acusar de ob

ras mortas. O Espírito de Arrependimento faz com que experimentemos uma mudança de mente e passemos, pouco a pouco, a ter a mente de Cristo. Jesus nunca cometeu obra morta quando aqui esteve, porque Ele não tinha a natureza de pecado que nós temos. Ele sempre buscava e ouvia o Pai quando tinha decisões a tomar; a Sua comunhão era intensa, plena com o Pai. Constantemente Ele subia o monte para orar e estar com o Pai e nessa comunhão Ele sabia que obras deveria fazer aqui na terra.

Isso aconteceu na multiplicação dos pães, na escolha dos 12 discípulos e em muitos outros momentos.






Somos tardios em ouvir e obedecer!

A nossa comunhão com o Pai

não é intensa!







Quando lembramos da parábola do “Filho Pródigo” lemos que quando ele caiu em si, ele voltou para a casa do Pai e pediu perdão das suas obras mortas. E foi recebido com grande festa.

Em (Pv 28:13) lemos: “¹³ Quem oculta seus pecados não prospera; quem os confessa e os abandona recebe misericórdia”.

Muitas vezes temos consciência que pecamos, mas o nosso orgulho prefere esconder do que confessar, e assim não prosperamos. Mas a recomendação é confessar e abandonar; abandonar com a ajuda do Espírito Santo e mudar de direção; mudar de mente; mudar de atitude (metanóia).

Em (Is 59:1,2) lemos uma advertência contra o pecado: “¹ Ouçam! O braço do Senhor não é fraco demais para salvá-los,  nem seu ouvido é surdo para ouvi-los. ² Foram suas maldades que os separaram de Deus;  por causa de seus pecados, ele se afastou e já não os ouvirá.

O pecado nos afasta de Deus, se não o reconhecemos e pedimos o Espirito de Arrependimento. O braço do Senhor é forte para nos salvar e Ele está sempre nos ouvindo.


O Espírito de Arrependimento vem do alto e não de nós, por isso precisamos nos humilhar diante de Deus e pedir. A Bíblia diz que Esaú buscou o arrependimento e não o encontrou, porque não estava em Esaú; e Deus não mandou o Espírito de Arrependimento porque Esaú não tinha um espírito reto. Pense nisso!!




A Palavra de Deus está na nossa boca e no nosso coração quando nos aproximamos Dele!






Quando Deus nos deseja nós sentimos o Seu chamado mesmo que não obedeçamos de imediato. Aliás o chamado ao arrependimento é para todos os pecadores, porém nem sempre estamos convencidos que somos. Sem o arrependimento não receberemos a FÉ que tanto precisamos para andarmos com Jesus. A Bíblia nos ensina que sem FÉ não é possível agradar a Deus e quando não O agradamos produzimos obras mortas. Em (Mc 1:14,15) lemos: “¹⁴ Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, onde anunciou as boas-novas de Deus. 1⁵ "Enfim chegou o tempo prometido!", proclamava. "O reino de Deus está próximo! Arrependam-se e creiam nas boas-novas ou creiam no evangelho!"


REFLITA:


(Rm 10: 8-11) -  ⁸ Na verdade, diz: "A mensagem está bem perto;   está na sua boca e em seu coração".   E essa mensagem é a mesma que anunciamos a respeito da fé: ⁹ se você declarar com sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. ¹⁰ Porque com  coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Todo aquele que Nele crê não será confundido.



O Espírito de Arrependimento vem como um dom, um presente de Deus; não vem de nós mesmos. Precisamos, portanto, viver essa experiência sobrenatural para reconhecermos que somos pecadores, recebermos o Espírito de Arrependimento e o Espírito Santo começar a habitar em nós.


Vemos, portanto, que o ponto de partida é o arrependimento. O marco zero da nossa caminhada; reconhecermos que somos pecadores não por um convencimento mental mas por uma experiência sobrenatural com Jesus.


No livro de Apocalipse capítulos 2 e 3, o Senhor chama as 7 igrejas ao arrependimento. Hoje a mensagem é a mesma para a Sua igreja em toda a face da terra. Quando avançamos do marco zero, começamos a viver experiências com Cristo mas continuamos pecando pois a nossa natureza ainda não foi totalmente restaurada, por isso precisamos sempre buscar o Espírito de Arrependimento.

⁵ Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras;  Apocalipse 2:5 (Carta a igreja de Èfesos).




Conclusão:


Se a pessoa não se reconhece como um pecador, não vai precisar de um Salvador.

O arrependimento deve ser buscado durante toda a caminhada. No ponto que você caiu, se prostre diante de Jesus e peça o Seu perdão. A partir daí prossiga na sua caminhada.



Os judeus esperavam o reino físico mas Jesus disse que o reino está dentro de nós.


Recomendação de Pedro em (At 2:38) -  Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 


O arrependimento precisa dar frutos dignos dele que serão mostrados através das nossas ações e atitudes.


Pecar significa “errar o alvo” – você tem errado muito o alvo? Reflita!


Visite "Vera Reflexões" no Youtube, Podcast, Instagram, Facebook e nos acompanhe aqui no Blog "www.verareflexoes.com".

 

 

Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page