O que acontece depois do perdão? Você sabe?
- verajones2
- 26 de jan. de 2022
- 8 min de leitura

Uma das maiores dádivas de Deus é o perdão. Mas fica um questionamento. O que acontece depois do perdão? Quais os planos de Deus para a nossa vida depois do perdão? Todos nós desejamos uma vida vitoriosa, em todos os âmbitos (natural e espiritual) não é verdade? Que recursos temos para alcançarmos essa meta?
Não existe caminhada cristã sem que o Espírito Santo esteja atuando em nossa vida. Ele é fundamental na nosso caminhada, tanto antes como depois do perdão. Quando fomos a Jesus pela primeira vez, fomos porque o Espírito Santo nos impeliu nessa direção, confessamos os nossos pecados e somos totalmente perdoados por Cristo. Esse perdão, sem dúvida, é magnífico mas não será suficiente para toda a vida, pois se não houver uma transformação em nós, voltaremos a cometer os mesmos pecados. Concluímos, portanto, que não basta sermos perdoados, precisamos ser transformados e recebermos sabedoria e força para termos uma vida diferente. E aí entra o agir do Espírito Santo na nossa vida.
O perdão tem que ser seguido de uma transformação em nós!!!
Quando aceitamos a Jesus inicia uma nova caminhada na nossa vida que a Bíblia chama de santificação. Essa caminhada só acontece através do Espírito Santo em nós, que opera no nosso íntimo e nos leva a uma vida de obediência como sempre é da vontade de Deus.
O Espírito Santo é uma pessoa e para ser uma pessoa é necessário ter 3 elementos, pelo menos: inteligência, emoções e vontade. E o Espírito Santo tem esses elementos. O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, tem inteligência. Onde podemos constatar isso biblicamente?
Em Is 40:13,14 lemos:
13 Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?
14 Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?
O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade manifesta tristeza.
Em Ef 4:30 lemos:
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
O Espírito Santo tem vários nomes ou títulos. Assim como acontece conosco que temos nome, sobrenome, apelido, títulos, assim acontece com o Espírito Santo. Na Bíblia podemos encontrar o Espírito Santo sendo chamado de Espírito de Deus, Espírito de Cristo, Espírito da Verdade, Consolador... Aqueles que se dedicam a missões devem desenvolver um relacionamento muito íntimo com o Espírito Santo para serem guiados por Ele, consolados por Ele, e serem capacitados a dirigir as vidas daqueles que aceitaram a Jesus Cristo. O Espírito Santo é indispensável ao trabalho missionário. Como parte da natureza humana nós fomos afetados, profundamente, pelo pecado. E o pecado não se reduz, apenas, a atos mas também a atitudes do nosso coração, por isso precosamos desenvolver essa relação com o Senhor, pois através dessa intimidade recebemos a graça para exercer o perdão e para pedirmos o perdão quando necessário.

Jesus nos ensina que devemos perdoar 70x7 = 490 vezes!
Deus tem um plano para cada vida e nesse plano está incluído o perdão. Mas se o perdão é uma dádiva pode existir determinado momento que nós queremos perdoar mas não conseguimos; por mais que nos expressemos e nos desculpemos com o outro, a mágoa continua no nosso coração; e somente uma pessoa pode derramar essa graça sobre nós - o Senhor - quando, então, pedimos o perdão e o nosso coração fica limpo, realmente, limpo. As lembranças daquele evento desagradável não está mais martelando na nossa mente e, então, nós partimos em busca de algo novo. E o grande desafio é: receba o perdão e ofereça o perdão.
Muitas vezes a pessoa que nos magoou pede o perdão, mas nós temos dificuldade em aceitar porque ainda estamos feridos.

Não existe caminhada cristã sem que o Espírito Santo esteja atuando em nossa vida. Ele é fundamental na nossa caminhada antes e depois do perdão. A primeira vez que vivemos uma experiência de perdão foi quando o Espírito Santo nos impeliu em direção de Jesus, recebemos um toque divino, O aceitamos como nosso Salvador e Redentor, confessamos o nosso pecado e recebemos o Seu perdão.
Esse perdão, sem dúvida, é magnífico, é essencial para o início da nossa caminhada, mas não é suficiente para toda a vida. Lembrem que nós aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador e também como nosso Redentor para depois Ele começar a reinar em nós. Ele será o nosso Rei, reconhecido por nós, depois de uma transformação interior em nosso coração através do plano de redenção. A meta do Senhor é nos transformar em pó para a partir dai reinarmos com Ele no Seu reino.
A partir do momento que recebemos o perdão de Deus, começa o processo de santificação em nós através dessa caminhada. Então, o que vem após o perdão? A santificação. (Primeira resposta a nossa pergunta).
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 1 Co 1:30
Então nós recebemos o perdão de Deus para iniciar uma caminhada em busca da nossa santificação, redenção com o propósito de vermos a Deus. Voltar para o Pai. Nesse caminho de volta para o Pai, a medida que vamos nos santificando, recebemos do Senhor a mesma missão que Jesus recebeu do Pai: “Desça a terra, se ofereça como sacrifício vivo e perdoe os pecados daqueles que lhe aceitarem.
Esse caminho não é fácil pois já vimos acima que o perdão é uma dádiva de Deus e só iremos receber esse presente se avançarmos no nosso relacionamento íntimo com Ele, pois quando alguém se agrada de nós, tem alegria em nos presentear e quanto mais se agrada mais valioso é o presente. Será o Senhor quem vai nos dar essa capacidade de perdoar e que determinará a que nível chagaremos nessa capacidade de exercer o perdão.
Quem não busca essa capacidade em Deus fica pisando em areia movediça e vai afundando cada vez mais. É como tomar um copo de veneno e achar que o outro é quem vai morrer. Podemos, então, concluir que o perdão nos traz libertação. (Segunda resposta para a nossa pergunta).
Se nós não perdoamos vivemos em uma prisão espiritual que pode nos causar enfermidades ao nosso físico e a nossa alma.
Recomendação divina:
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. (A falta de perdão nos leva à prisão) Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. Mateus 5:23-26
Cristo pregou aos espíritos em prisão:
Porque melhor é que padeçais fazendo bem do que fazendo mal. (O Senhor escolhe sempre perdoar mesmo diante da nossa rebeldia). Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

O que vem depois do perdão? Libertação e Salvação.
Paulo e Silas foram lançados na prisão pq estavam fazendo a obra do Senhor; porém, em vez deles alimentarem ira e rancor nos seus corações, eles escolheram perdoar e louvar a Deus. O seu louvor chegou até ao Senhor, houve um terremoto que livrou todos da prisão e trouxe salvação para alguns. Vejamos abaixo:
E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:23-31 (O perdão trouxe salvação a uma família).
Uma história real:
Uma ovelha ficou gravemente enferma e por temor a Deus pediu que seu pastor a visitasse. O pastor esteve em sua casa, orou por ela, e pela sua enfermidade; porém ocorreu ao pastor perguntar se ela estava com algum rancor em seu coração contra alguém. Ela se encontrava totalmente paralisada na cama, sem conseguir se levantar.
Então, ela confessou que tinha tido uma desavença com uma amiga e que ainda guardava rancor e amargura no seu coração. O pastor então recomendou que ela colocasse diante de Deus aquela situação e pedisse a graça do perdão para ela perdoar aquela amiga. Ela obedeceu e recebeu essa graça no seu coração e a perdoou, porém indagou ao pastor que não tinha como se encontrar com aquela amiga. O pastor, então, disse a ela que o fato dela já ter perdoado no seu coração, o perdão tinha alcançado aquela pessoa. Então, depois dessa atitude obediente, o próprio Senhor promoveu um encontro físico e levou essa amiga a sua casa. Quando essa ovelha viu a sua amiga diante dela, teve forças para se levantar da cama e ir em direção a ela finalizando então esse ato de perdão pela graça que recebeu . A partir desse momento, essa ovelha que estava paralisada em sua cama, começou a recuperar seus movimentos e foi curada da sua enfermidade.

Nós só conseguimos perdoar alguém se recebemos essa graça de Deus e para isso temos que pedir. O máximo que a nossa natureza consegue fazer é pedir desculpa, porém a desculpa não tira a amargura do nosso coração e não liberta a nossa mente. Aquele filme sempre está voltando e qdo ele volta sentimos ainda o sentimento de rancor e ira em nós. Mas qdo perdoamos nos sentimos mais leves, sem aquela carga que estávamos carregando e somos movidos, inclusive, a fazer o bem para aquela pessoa que nos ofendeu.
O que vem depois do perdão? Uma comunhão maior com Deus e um crescimento na nossa vida espiritual.
O pastor sempre recomenda no momento que vamos tomar a ceia que se tivermos algo contra alguém peçamos , primeiro, perdão a Deus para ceiarmos com o coração limpo.
Vejamos o que diz a Palavra de Deus:
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 1 João 1:6
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7
O Senhor colocou nas nossas mãos a escolha e o referencial do perdão.
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Mateus 6:12
É assim a oração modelo que o Senhor nos deixou e é assim que oramos o Pai Nosso. De uma forma, muitas vezes mecânica, sem atentar que nós mesmos estamos colocando diante de Deus até aonde Ele nos deve perdoar. O Senhor vai nos perdoar assim como nós perdoamos ao nosso próximo. E esse é o nosso pedido, percebeu? É um pedido nosso diante do Senhor e nós sempre queremos que Ele atenda as nossas orações.
Portanto, quando alguém lhe ofender procure sempre retribuir com o bem e o Senhor muitas vezes cria a oportunidade para nós fazermos o bem em prol de alguém que nos ofendeu. E depois dessa experiência nós começamos a experimentar uma leveza, uma libertação e sentimos que o nosso coração já não está carregando aqueles sentimentos que nos corroi e nos faz mal.
SÍNTESE:
O que vem depois do perdão?
Santificação / libertação / salvação / maior comunhão com Deus / uma disposição para prosseguirmos na nossa caminhada com um novo horizonte aberto pelo Senhor.

Jesus se entregou como sacrifício vivo para nos trazer a salvação e o perdão.
Pela Sua obediência, Ele já não está mais aqui.
Ressuscitou e voltou para o Pai!
Comentários