top of page
Destaques

A Oração, uma forma de comunicação com Deus.

  • Vera Jones
  • 17 de out. de 2019
  • 8 min de leitura

Vamos refletir hoje um pouco sobre formas e meios de comunicação.

No mundo globalizado, podemos achar o quão fácil é se comunicar, pois o avanço tecnológico tem sido assustador e cada vez mais é lançado no mercado uma forma mais rápida e eficiente de se comunicar. Porém se comunicar não é somente receber notícias mas também estabelecer um diálogo, de preferência saudável, entre o emissor e o receptor das notícias ou mensagens. Se comunicar significa, acima de tudo, falar e ouvir estabelecendo assim uma troca de experiências, uma troca de conhecimentos e revelações que irão enriquecer a nossa vida e a nossa relação inter pessoal. Por outro lado, a nossa relação interpessoal pode ser enfraquecida e deteriorada dependendo da forma como nos colocamos, dos sentimentos que estamos alimentando no nosso coração e do espírito que está por detrás desse ato de se comunicar.

Assim como temos a necessidade de nos comunicar com outros, estabelecendo uma relação de amizade, confiança e ajuda, a nossa comunicação com Deus é imprescindível para caminharmos nessa terra de uma forma saudável, evitando assim que a contaminação do mundo venha nos atingir, atingir a nossa família, atingir a nossa vida espiritual.

Teremos uma comunicação deteriorada se, pelo menos, 3 elementos estiverem presentes nas nossas relações interpessoais como: indiferença, orgulho, egoísmo. Assim tb a nossa relação com Deus deixará de existir se esses 3 elementos estiverem presentes. Em contrapartida se nas nossas relações interpessoais e com Deus estiverem presentes o amor, a atenção e a humildade seremos sempre exitosos na nossa convivência como membros de uma sociedade, como membros do corpo de Cristo, como membros de uma família natural.

Se comunique da forma correta.

Temos biblicamente um excelente exemplo que é a vida de Abraão. Ele desenvolveu uma comunicação tão íntima com Deus que foi chamado “amigo de Deus”. Esses 3 ingredientes, atenção, amor e humildade nos ajudarão a desenvolver essa intimidade com o Senhor a fim de que Ele revele os Seus mistérios, os seus planos para a nossa vida, para o nosso futuro....

Muitas vezes o Senhor nos coloca em situações inesperadas a fim de que possamos nos aproximar e conhecer mais um ao outro como nessa história que vou relatar:

Em março de 1990 caiu uma tremenda tormenta de neve na cidade de "Des Moines", no estado de Lowa, USA. O jornal "Des Moines Register" afirmou como uma família tinha lidado com essa tormenta. Os pais e filhos adolescentes se encontraram confinados em sua própria casa, aquecendo-se com o fogo da chaminé porque não tinha eletricidade; estavam também sem comunicação externa porque o telefone não funcionava. Não tinham outra opção para que o tempo passasse mais rápido, então só restava a eles conversarem uns com os outros até que algum socorro chegasse. Assim sucedeu e com certeza nesse momento criado por Deus eles puderam se conhecer mais... Talvez externar mágoas e ressentimentos; talvez relembrar momentos preciosos vividos juntos; ou podem ter recebido, também, uma luz divina clareando seus entendimento com relação ao poder e soberania de Deus sobre todas as coisas. Apesar da situação externa ser caótica, a mãe dava graças a Deus pela tormenta que estava lá fora, pois ali dentro algo precioso estava acontecendo naquelas vidas. "Eles estavam conversando; eles estavam se comunicando; eles estavam se expondo um ao outro...."

Podemos imaginar que muitas coisas estavam acontecendo naqueles corações. Talvez momentos de perdão, de desabafos, de manifestação de amor, de gratidão...

A oração tem um grande poder, mas precisamos orar como convém.

Temos aqui na igreja praticado muito a oração; de uma forma conjunta como um corpo, de uma forma individual em nossas casas, de uma forma familiar nos grupos de família. Todos, desde os mais espirituais até os menos espirituais tem experimentado esse poder que vem da oração pelo fato de termos um Deus fiel.

Mas precisamos nos aprofundar cada vez mais para penetrar nesse mundo espiritual e sabermos orar como convém, pedindo conforme a Sua vontade, conforme o tempo de Deus e recebendo a Sua sabedoria para entendermos as suas respostas ou a falta delas. Na perspectiva divina a oração é a forma mais sublime e real de comunicação com o nosso Deus.

O Espírito Santo intercede por nós com grandes gemidos diante do Pai.

Veremos agora alguns pontos no sentido de nos ajudar, cada vez mais, na prática e ministério da oração:

-A oração libera a ajuda divina.

Em Pv 15:29 lemos: O Senhor está longe dos perversos, mas atende à oração dos justos. Isso nos traz muito ânimo. Continue sendo justificado, continue orando sempre com retidão no coração e o Senhor o ouvirá.

Em Sl 6:8-10 vemos a convicção que Davi tinha com relação a seus clamores diante do Senhor. Davi era uma pessoa perfeita ou foi tb um pecador como nós? Porém ele estava constantemente buscando a sua justificação.

Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade, porque o Senhor ouviu a voz do meu lamento;

9 o Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor acolhe a minha oração.

10 Envergonhem-se e sejam sobremodo perturbados todos os meus inimigos; retirem-se, de súbito, cobertos de vexame.

No Sl 27:7,8 vemos um clamor de Davi quando diz:

Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me.

8 Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, Senhor, a tua presença.

Precisamos sempre fazer essa oração de Davi. Isso mostra a reverência que temos diante do Senhor, como precisamos nos humilhar diante Dele, como precisamos buscar a Sua presença nesses momentos de oração.

- Os planos divinos para a nossa vida estão condicionados a oração.

Com essa consciência podemos avaliar quanta coisa deixa de se realizar na nossa vida pela falta da oração. Sabemos que a nossa oração nem sempre é atendida e isso se dá por estar fora da vontade de Deus ou por não estar no tempo propício.

A Bíblia diz que quando dois ou mais estiverem reunidos em Seu Nome, ou seja, segundo a Sua vontade o que movermos na terra será movido no céu. Com essa afirmação vemos o poder da oração pois o que movermos na terra, será movido no céu. Que coisa incrível!!!

Por outro lado alguns planos traçados por Deus para a nossa vida, podem não se concretizar pela falta da oração. Veja o que o Senhor deixou registrado no Livro de Ezequiel.

Ezequiel 22:30,31 - E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante Mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

31 Por isso Eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do Meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS.

Vcs percebem aqui acima a gravidade da situação? Meditem!

Através da oração conhecemos mistérios de Deus que fogem a nossa lógica humana.

-O que a oração faz em nossa vida espiritual:

Quando oramos conhecemos mistérios de Deus, crescemos espiritualmente e entramos nos lugares celestiais onde Deus habita.

Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. (O Senhor quer nos levar a esses lugares celestiais onde ELE habita, através da nossa oração).

Um curiosidade do mundo das plantas:

Existe uma árvore chamada “Pinheiro de Cook” que, em qualquer lugar que esteja do planeta ela sempre se inclina em direção a linha do equador. Ela tem um formato estreito e alongado e chega a alcançar 60m de altura. Porém o que chama atenção não é a sua aparência delgada mas a curiosa inclinação do seu tronco. Os cientistas continuam estudando esse fenômeno e observaram que essas árvores se inclinam em direção a linha do Equador (uma linha imaginária que divide a terra em dois hemisférios: norte e sul) onde o sol incide de uma forma vertical pois a latitude aí é de zero grau. Os cientistas notaram também que quanto mais afastadas essas árvores estão da linha do equador, maior é o seu grau de inclinação. Algumas chegam a 40 graus de inclinação buscando receber os raios do sol durante o seu crescimento e ao chegar a uma idade madura, naturalmente elas corrigem essa assimetria.

Que lição podemos tirar desse fenômeno? Diante de quem devemos nos inclinar?

Para finalizar vamos refletir um pouco sobre o momento de Jesus quando estava no Getsêmani. O pior momento da Sua vida.

Sabemos que Jesus durante a sua passagem aqui na terra, tinha uma unidade e comunhão plena com o Pai. Ele operou vários milagres que deixaram muitos perplexos e esses milagres sempre eram respaldados por um estado de oração. Através da oração, Ele tinha uma comunicação plena e sublime com Seu Pai e ouvia como deveria agir em cada situação. Sabemos também que a oração tem vários níveis de intensidade, e essa intensidade tem haver com o nosso crescimento espiritual, com a nossa comunhão com o Senhor e com a circunstância que estamos passando. Quanto mais grave o momento, a tendência é que o nosso clamor e súplica seja mais forte, mais vigoroso.

E Jesus passou por esse momento de grande angustia no Getsêmani porque sabia que naquela situação Ele cortaria totalmente a Sua relação com o Pai devido ao pecado de todos nós que viria sobre Ele.

Em Lc 22: 39-44 lemos:

E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam.

40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.

41 Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava,

42 dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.

43 [Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.

44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.]

Vemos nesse episódio que o próprio Jesus nunca tinha orado de uma forma tão intensa a ponto de suar gotas de sangue. Podemos achar que essa forma de falar foi uma força de expressão mas a medicina explica o ocorrido.

É possível suar sangue?

Sim, é possível suar sangue, apesar de ser algo extremamente raro. A literatura médica chama essa condição de hematidrose. Apesar de ainda haver alguns mistérios envolvendo episódios de hematidrose, normalmente a sua ocorrência está relacionada a uma condição de extremo estresse físico e psicológico.

Então em alguns casos a tensão é tão violenta, que pode provocar a dilatação dos vasos subcutâneos, especialmente daqueles próximos das mucosas e glândulas sudoríparas. Esses vasos acabam se rompendo, e sangue e suor se misturam na transpiração. Neste caso, os pequenos coágulos de sangue tingem de vermelho as gotas de suor.

Por que Jesus suou gotas de sangue?

Conforme o contexto indica, no momento em que o suor de Jesus se tornou como sangue, Ele estava experimentando um estado de angústia devastador. Seu estado psicológico estava dilacerado, combinando com profunda angústia, sensibilidade aguda e súplica intensa (Lucas 22:44).

Lucas também informa que até mesmo um anjo do céu apareceu para confortá-lo, mostrando que nos momentos difíceis Deus não muda os Seus planos mas está sempre presente nos sustentando.

O escritor de Hebreus diz algo que lança luz sobre o sofrimento de Jesus Cristo em sua intercessão. Ele escreve que Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas (Hebreus 5:7).

Reflita sobre esses 3 pontos abaixo:

Algumas pessoas pensam que foi um milagre Jesus ter suado sangue, quando na verdade é exatamente o contrário disto. O fato de Jesus ter suado sangue é um claro indicativo bíblico acerca de sua plena humanidade.

O fato de Jesus ter se encontrado nesse momento de oração tão intensa revela o Seu amor por você, por mim e por todos os perdidos.

O clamor de Jesus com tanta intensidade e a rendição da Sua vontade, fez com que Ele experimentasse a ressurreição.

Vamos nos aprofundar no tema da oração pois os tempos estão ficando cada vez mais difíceis e os desafios cada vez maiores diante de um mundo tão deteriorado.

 
 
 

Comentários


Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page