top of page
Destaques

RENOVAR É SOBREVIVER!

  • Vera Jones
  • 12 de set. de 2018
  • 6 min de leitura

Quando congregamos o Espírito de Deus se move e nos renovamos penetrando em Sua mente.

Podemos iniciar essa reflexão meditando na passagem bíblica abaixo registrada em (Rm 12:1,2).

“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

Através da natureza o Senhor nos ensina muitas coisas, inclusive da necessidade que ela tem de se renovar para garantir a sua sobrevivência. Vamos lembrar aqui um fenômeno natural que acontece nas marés, vulgarmente chamado de “renovação do mar”. Para que a vida permaneça nesse ambiente, anualmente o mar expulsa do seu interior detritos e todo lixo que foi lançado pelo homem. Vemos nesse contexto que o mar é uma vítima da ação do homem, porém Deus providenciou a sua defesa.

Quando olhamos para o nosso corpo, especialmente para a nossa pele, constatamos que a cada dia as células epiteliais morrem dando lugar a novas células que revitalizarão o nosso corpo. Isso significa preservar a vida. As aves, assim como alguns animais como a serpente, trocam suas penas e pele ao longo da vida se renovando, sob o aspecto natural, como foi desenhado pelo nosso Creador.

Sem dúvida, a renovação dói pois temos que abrir mão de coisas já conquistadas para conquistar coisas novas. A renovação exige um momento de reclusão, meditação, espera e busca da nossa parte, porém ganhamos muito nesse processo. Como dizem as Escrituras: “Não há ganho sem perda”.

Renovar significa libertar-se de ideias e coisas que um dia foram essenciais e boas em nossa vida, mas que com o passar do tempo se perderam ou se tornaram irrelevantes e não fazem mais sentido. A renovação se faz necessária quando vemos a necessidade de enfrentar novos desafios e quando queremos alcançar voos mais altos.

Libere a águia que está em voce!

No Salmo 103, versos 3 ao 5 lemos:

“Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia”.

E assim como acontece no nível natural, deve acontecer também no nível espiritual. Se, naturalmente falando, o Senhor adotou providências para que a natureza se renove, no âmbito espiritual Ele também não falhou. E nem podia pois Ele é um ser perfeito!

Renovar é uma mudança que implica em tirar as coisas velhas e colocar coisas novas e para isso, no nível espiritual, o Senhor nos enviou o Espírito Santo.

Nós nascemos em pecado, devido a queda do homem, e o nosso ser está impregnado das coisas desse mundo; a nossa mente está sendo bombardeada por conduta e valores que não são divinos e o nosso coração está sendo contaminado por sentimentos que não agradam a Deus. Por isso, precisamos do Espírito Santo para promover essa limpeza e nos fazer renovados para desfrutarmos as promessas e riquezas de Deus.

Se quisermos experimentar mais da vida de Deus devemos renovar a nossa mente, adotar novas atitudes e lançar fora todo lixo que está em nosso interior. Mas, para que isso aconteça precisamos conhecer a Deus mais de perto, para podermos identificar aquilo que Lhe agrada e aquilo que Ele considera lixo e que deve ser expurgado do nosso interior. O Espírito Santo está disponível e desejoso de nos ajudar, porém a nossa parte Ele nunca fará. Ele está esperando a minha decisão, a sua decisão, a decisão do corpo de Cristo, para que um avivamento surja através dessa renovação.

Através do sacrifício de Jesus podemos nos reconciliar com o Pai e experimentar uma renovação de corpo, alma e espírito.

Então, vamos fazer essa parceria?

“Se estivermos dispostos a nos renovar, experimentaremos coisas novas e o Espírito Santo se moverá em nosso meio”.

Renovar é: Começar de novo a fazer algo que se interrompeu; recomeçar; restaurar.

Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, porém a nossa comunicação com o Senhor foi interrompida devido ao pecado. Mas, pela Sua infinita misericórdia Ele mandou o Seu Filho Jesus Cristo com o ministério de reconciliação, para recomeçar e re-estabelecer de novo essa comunicação, essa relação que foi perdida. Voce aceita?

E como fazer isso acontecer?

Em (Jr 6:16) lemos uma proposta feita pela Senhor ao povo daquela época; mas eles não aceitaram. Essa proposta vale, também, para nós hoje. Será que iremos rejeitar também? Leia abaixo:

“Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele.”

Voce pode perguntar:

“E quais são as veredas antigas”?

Pesquisando na Bíblia vi que no Salmo 119 encontramos alguns versículos que nos dão diretrizes a seguir, como por exemplo:

V27 – “Faze-me atinar com o caminho dos Teus preceitos e meditarei nas Tuas maravilhas”. (Atinar = compreender, amar, obedecer).

V29 – “Afasta de mim o caminho da falsidade e favorece-me com a Tua lei.

V30 – “Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos Teus juízos”.

V32 – “Percorrerei os caminhos dos Teus mandamentos...”.

V37 – “Desvia-me os meus olhos para que não vejam a vaidade...”.

Ou seja, as veredas antigas são caminhos por onde passa e passou Jesus - aquele que não tem pecado e que não perdeu a comunicação com o Pai. Jesus disse que fazia aquilo que via o Pai fazer e isso reflete a Sua comunhão e a Sua atenção à voz do Pai. O pecado quebrou essa relação com Deus, porém Ele quer restaurar aquilo que foi perdido. Voce percebeu?

Renove a Sua mente através da vida de Cristo em você e, então, começará a pensar diferente desse mundo.

A renovação implica em esforço, entrega e morte do nosso EU.

Quando decidimos apresentar o nosso corpo como sacrifício vivo, como lemos em (Rm 12:1,2), isso evidencia uma tomada de decisão da nossa parte; e através dessa oferta do nosso corpo como sacrifício vivo nos aproximaremos do Senhor e conheceremos qual a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para a nossa vida. (A palavra oferta no hebraico significa “aproximação”).

Se estamos caminhando com Deus, a renovação da nossa mente é uma renovação espiritual operada em nós pelo Espírito Santo – então teremos avivamento na nossa igreja.

MENTE RENOVADA - MENTE DE CRISTO.

Pontos que devemos refletir e corrigir sempre que necessário para que haja um avivamento:

-Diferenças não resolvidas entre irmãos trazem morte à igreja. Suplique ao Senhor o Seu perdão para que haja comunhão sempre no Corpo de Cristo.

-A renovação deve começar no “homem interior”. Se nascemos de novo temos em nós a semente divina (Jesus Cristo), que deve crescer tendo como meta a estatura de Cristo. Esse homem interior é Cristo em nós. O homem exterior é o nosso corpo de pecado que irá minguando a medida que o homem interior vai atingindo uma estatura maior.

João Batista teve essa revelação quando disse: “É necessário que eu diminua para que Cristo cresça em mim”.

-O nosso “EU” deve ser reduzido a “nada” , então manifestaremos, somente, o caráter de Cristo – Seus sentimentos, Seus pensamentos, Suas atitudes. Isso é renovação! “O nosso espírito não deve acompanhar o processo de envelhecimento do nosso corpo”. Essa renovação nos dá acesso, gradualmente, ao pleno conhecimento divino.

Em (Cl 3:8-10) lemos: “mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.

-Renovação implica em limpeza – “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito inabalável”. Esse deve ser o nosso clamor diário diante das tribulações. Um coração puro e reto, para não agirmos segundo a carne diante dos problemas e um espírito firme para não perdermos a presença do Senhor.

-Necessitamos limpar o que está sujo em nossa vida: pecados, maus hábitos, mau caráter.... O Espírito Santo foi enviado para trazer essa renovação às nossas vidas. Devemos, porém, fazer a nossa parte e por de lado tudo que se converte em obstáculo para entrarmos na presença do Senhor.

LEMBRE DISSO:

Jesus só fazia aquilo que via o Pai fazer - Isso é comnhão.

E atente para isso:

“Se não permitirmos que o Senhor nos purifique, não poderemos ser renovados”.

Que o Senhor abra os nossos olhos e entendimento para enxergarmos o caminho da renovação e podermos trazer vida á igreja de Cristo.

 
 
 

Comentários


Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page