top of page
Destaques

Oração - a forma mais sublime de comunicação com o nosso Deus.

  • Vera Jones
  • 18 de jul. de 2018
  • 6 min de leitura

Qual o valor da oração para Deus?

Quando nós conhecemos uma pessoa e desejamos agrada-la, procuramos saber que coisas tem valor para ela, não é verdade? Para com Deus não é diferente e se quisermos agrada-lo teremos que nos aprofundar, cada vez mais, no tema “Oração”. Na perspectiva divina a oração é uma das formas mais sublime e real de comunicação. Voce quer se comunicar com Deus de uma forma mais intensa, mais próxima, mais real? Então você tem que saber como orar; orar como convém... Nós precisamos entender o significado da prática da oração na vida cristã, a fim de que, quando nos aproximarmos do Senhor possamos realmente nos comunicar com Ele.

1- Podemos afirmar que a oração libera a ajuda divina. Nós temos experimentado isso e com certeza vcs também. Quantas vezes após levantarmos um clamor intenso, com altos gemidos e, muitas vezes, a resposta é imediata? A Bíblia diz que não sabemos orar como convém por isso o Espírito Santo intercede por nós. Nós precisamos aprender a orar como o Espírito Santo ora para alcançarmos o coração do Pai. Deus é o Atalaia fiel da nossa vida, Ele nos cuida e protege de livre espontânea vontade ainda sem percebermos. Porém Ele deseja que solicitemos a Sua ajuda quando estamos necessitados. Apesar da Sua soberania e poder em atender qualquer necessidade, o Senhor espera essa atitude nossa – de pedinte. Podemos considerar isso como uma primeira chave para alcançarmos o coração de Deus. Isso demonstra para nós mesmos o quanto dependemos Dele. (Pv 15:29 e Sl 6:8-10).

MEDITE: O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.

Davi sentia sempre a presença de Deus o protegendo, porém conversava assim com Ele: (Senhor, não escondas de mim o teu rosto, não rejeites com ira o teu servo, Tu que tens sido a minha ajuda. Não me deixes e nem me desampares oh Deus da minha salvação) – Sl 27:9

2- Os planos divinos para a nossa vida estão condicionados a oração.

Com essa consciência podemos avaliar quanta coisa deixa de se realizar na nossa vida pela falta da oração. Sabemos que a nossa oração nem sempre é atendida e isso se dá por estar fora da vontade de Deus, por não está no tempo propício, para que confiemos sempre no Senhor.... A Bíblia diz que quando dois ou mais estiverem reunidos em Seu Nome, ou seja, segundo a Sua vontade o que movermos na terra será movido no céu.

ATENÇÃO:

Por outro lado alguns planos traçados por Deus para a nossa vida, podem não se concretizar pela falta da oração.

Deus é soberano e sabemos que Ele governa sobre o assunto dos homens com total competência e soberania; Ele cumpre os Seus planos e nada pode impedi-lo, porém Ele se limita com relação às coisas que dependem diretamente da nossa busca. Os planos divinos para a nossa vida podem ser frustrados pela falta de oração. Ainda nos momentos mais desastrosos a oração pode reverter o quadro. Como exemplo podemos citar o cativeiro do povo de Israel na Babilônia que poderia ser evitado, porém o Senhor declara que não achou ninguém que intercedesse; ninguém se colocou na brecha.

Ezequiel 22:30,31 - E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

31 Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS.

Quando oramos conhecemos mistérios, crescemos espiritualmente e entramos nos lugares celestiais onde Deus habita.

3- Quando oramos crescemos espiritualmente.

Uma evidência do nosso crescimento espiritual é quanto temos nos tornado humilde. O quanto desse atributo divino tem crescido em nossa vida. Ana, a mãe de Samuel, viveu essa experiência quando expressa que a sua força está no Senhor. Maria cumpriu os propósitos divinos na sua vida alegrando-se no Senhor. Ana foi confundida pelo seu sacerdote como uma pessoa embriagada quando estava orando; Maria carregou uma suspeita sobre si quando a vida de Jesus foi concebida em seu ventre. Isso é humilhação e talvez qualquer um de nós tivéssemos questionado a Deus porque passar por uma situação dessas, mas os caminhos do Senhor são opostos aos dos homens. E através da oração podemos receber esse entendimento. Um caráter cristão firme flui de uma vida de oração. Quem ora conhece mistérios; quem ora cresce espiritualmente. Orar é entrar em lugares celestiais, a própria presença de Deus (Ef 2:6). Significa abandonar o nosso cotidiano e entre em lugar futuro que será o nosso lugar permanente. Orando diariamente poderemos viver diariamente no céu. (Jo 7:34,36).

Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. (O Senhor quer nos levar a esses lugares celestiais onde ELE habita, através da nossa oração).

João 7:34,36 - Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir.

35 Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?

36 Que palavra é esta que disse: Buscar-me-eis, e não me achareis; e: Aonde eu estou vós não podeis ir? (O Senhor estava voltando para os lugares celestiais de onde veio - a própria presença do Pai).

Jó se apresentou diante de Deus e Deus aceitou a sua face. E nós??

4-Orar é apresentar-se a si mesmo diante de Deus.

Jó experimentou essa verdade quando se apresentou diante de Deus e pediu pelos seus amigos. Ele se colocou na brecha por seus amigos; e nós temos feito isso por alguém? (Jó 42:8,9).

Quando oramos não é unicamente a nossa voz que alcança os céus, é a nossa própria pessoa que entra na presença do Senhor. Precisamos ter esse mistério revelado e usufruirmos mais do poder da oração.

O caráter humilde é fundamental para entrarmos na presença do Senhor; podemos dizer que é o primeiro passo. Na nossa caminhada cristã é o que primeiro devemos buscar, reconhecendo a nossa fraqueza e estando dispostos a pedir a ajuda divina. Sabemos que a natureza humana é arrogante e que aos arrogantes e soberbos Deus olha de longe.

Jó 42:8,9 - Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.

9 Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó.

Jesus também participava de eventos terrenos, mas tinha momentos exclusivos com o Pai em oração.

5- Sermos intercessores não significa sermos religiosos.

A Bíblia diz que Jesus é o nosso advogado e que o Espírito Santo é o nosso intercessor. O fato de sermos intercessores ou de sermos chamados ao Ministério de Oração, não significa que devemos nos excluir de eventos da terra pois não foi assim que Jesus agiu quando aqui esteve. Naturalmente que não devemos participar de todos os eventos da terra, mas devemos buscar aqueles onde sentimos a direção do Espírito e aproveitar a oportunidade para ministrar aquilo que já temos do Senhor - aquilo que já é vida em nós. Podemos lembrar aqui de alguns eventos que Jesus participou como o casamento em Caná da Galileia onde, inclusive, operou um milagre. Lembramos também que enquanto Ele andava pela região da Judéia / Samaria Ele ia curando cegos, expulsando demônios, ressuscitando mortos.... Quando passou diante do sincômero e viu a Zaqueu disse a ele que descesse daquela árvore que Ele iria dormir em sua casa naquele dia....

Jesus veio, também, para estar no meio do povo e costumava dizer que veio para os doentes e não para os sãos. Ele tinha a plenitude do Pai e veio com a missão de ministrar essa vida eterna a todos que desejassem recebe-la. Apesar do Seu prato preferido ser estar em comunhão com o Pai em oração, Ele não deixou de cumprir o plano que o Pai traçou para a Sua vida.

Visite-nos, também, no Facebook.

 
 
 

Comentários


Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page