Qual a condição básica para entrar no Reino de Deus?
- Texto baseado no estudo do Pastor Marcos Henrique
- 26 de set. de 2016
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de jan. de 2022

Podemos dizer que a primeira condição para entrarmos no reino é “Crer em Jesus Cristo como nosso Salvador e Redentor”.
Arrependermos do nosso pecado reconhecendo que somos pecadores e que o pecado, definitivamente, não pode entrar no Reino de Deus e recebendo essa “FÉ” e essa “GRAÇA”, estamos com a chave nas mãos para entrar no Reino e desfrutar das Suas maravilhas.
Quando começamos a percorrer esse caminho, tomamos consciência que temos uma cruz para carregar e que precisamos nos negar a cada dia, dispostos a entregar as nossas metas e desejos que traçamos como homens carnais, ao Senhor.
Em Lucas 14:33 Jesus falou claramente:
“Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”.
Muitas vezes as pessoas são iludidas e levadas pela euforia do culto e acham que repetir uma oração significa que aceitou a Jesus. Porém, aceitar a Jesus não acontece através de um convencimento metal, mas de uma convicção interior quando uma fé foi gerada no coração. Se não temos ainda essa FÉ interior não devemos descer às águas na “Pia Batismal”; porém, devemos continuar na busca por essa experiência maravilhosa que é crer em uma pessoa que pode nos livrar do inferno e do todo mal.
Quando essa FÉ é gerada em nosso coração, começamos uma caminhada nessa vereda traçada pelo Pai e que Jesus não se recusou a andar quando aqui na terra esteve: caminho de renúncia, de obediência, da manifestação do amor mais sublime – o amor incondicional. Aí, então, vamos experimentando “Graça sobre Graça”.

Jesus diz, de uma forma clara, quem está apto a ser o Seu discípulo;
“Aquele que está disposto a renunciar tudo que tem” (Lc 14:33). A primeira coisa que vem a nossa mente é que essa renuncia deve acontecer no nível material. Devemos doar todos os nossos bens aos pobres, colocar tudo aos pé do pastor etc... Pode ser que em algum momento Jesus peça isso (como aconteceu com o jovem rico), porém eu creio que o que Ele vai lhe pedir primeiro é que você renuncie a seus planos e as metas que você traçou para esta vida. Podem ser até metas legítimas, mas se Jesus lhe pedir isso em algum momento, é porque Ele quer lhe dar algo muito, muito melhor.
Esse foi o despojamento que aconteceu na vida de Jesus, quando deixou a glória do Pai e veio para a terra estar no meio de homens pecadores. Jesus foi um verdadeiro diácono, pois estava sempre a serviço de todos; ouvindo as suas queixas, os seus pedidos, oferecendo sempre uma vida melhor através da Sua forma de servir.
Para iniciar uma vida cristã precisamos aceitar a Jesus, porém precisamos aceitar de uma forma verdadeira para que Ele também nos aceite e possamos iniciar uma caminhada juntos. Jesus é a porta do Reino e só podemos entrar no Reino por essa porta – “Se aceitamos a Jesus verdadeiramente, através de uma conversão interior”.
Em Lc 13:1-5 vemos como o arrependimento dos pecados é vital para entrarmos no Reino de Deus.
E, NAQUELE mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

Em Lc 14:26,27 Jesus reforça, mais uma vez, que está preparado para ser o Seu discípulo.
Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
Será que jesus está querendo dizer que devemos desprezar os nosso pais e familiares? Com certeza que não, pois o primeiro mandamento com promessa foi “Honrar pai e mãe...”. Jesus está dizendo aqui que quando Ele nos chamar para alguma missão, não devemos nos aferrar a ninguém, até mesmo a nossa própria vida. Um discípulo de Jesus tem que ter desenvolvido esse desprendimento para poder seguir a seu mestre e desenvolver uma vida de serviço ao próximo como Ele nos ensinou.
Na Parábola registrada em Mt 22 Jesus mostra ao que está comparado o reino de Deus:
Muitos foram convidados, porém cada um tinha sua justificativa; o rei, então, se enfureceu e mandou convidar todos que encontrassem pelo caminho – tanto bons como maus. Porém estava presente naquele lugar um homem que não trajava vestes nupciais. E quando foi percebido o rei deu a ordem abaixo:
Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Podemos concluir que muitos pecadores são chamados ao amor do Pai, porém precisamos estar revestidos pela graça de Cristo. Após passarmos pela porta que é Jesus, poderemos ser agraciados no Reino de Deus. A porta é estreita e requer uma consciência de que somos pecadores e que precisamos receber o Espírito de Arrependimento; com essa consciência é que devemos entrar no tanque do batismo e iniciar uma nova vida; uma caminhada em busca da plenitude de Cristo.































Comentários