Jesus Cristo - a revelação plena de Deus.
- verajones2
- 8 de mar. de 2022
- 6 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2022

Deus se revela ao homem através da maravilha
da Sua natureza criada.
Deus sempre quis se revelar ao homem, em todas as épocas, em todos os lugares e a todos os homens; independente onde o homem estivesse, isolado em uma floresta, dando a volta ao mundo e em sua própria casa, Deus estava se revelando e continua até os dias de hoje; a questão é que nem sempre nós percebemos!!
A auto revelação de Deus é o meio pelo qual Ele se deixa conhecer e através dessa auto revelação, Deus permite que o homem conheça o Seu caráter, a Sua vontade e a Sua existência.
Como existe um véu nos nossos olhos que nos impede de ver a Deus sempre, e isso se dá devido a nossa natureza de pecado, no momento que aceitamos a Jesus Cristo como nosso Salvador e Redentor e prosseguindo nessa caminhada, Deus vai desvelando o que está encoberto; a nossa visão vai se aclarando devido ao processo de santificação que estamos passando e começamos a perceber que o Senhor está conosco em todos os momentos da nossa caminhada.
É importante entendermos que essa revelação é de Deus para nós; uma decisão e vontade própria Dele; portanto o homem nunca pode descobrir a Deus se Ele não se auto revelar. A razão humana não descobre a Deus, Ele se revela aos olhos da nossa fé. E quando nós aceitamos a Jesus Cristo como nosso Salvador e O reconhecemos como o Deus encarnado através de uma fé gerada em nosso coração, Deus começa a se revelar a nós de uma forma gradual e progressiva na nossa caminhada. E como é maravilhoso quando podemos ver Deus se revelando a nós naqueles momentos de angustia, de conquistas, de desafios...

Na Sua fidelidade, Deus se revela ao homem!!
E assim , podemos conhecer ao nosso Criador!
Que privilégio!!
Voce, porém, pode perguntar: "Qual a importância da revelação de Deus"?
E nós podemos responder: "Ele é a fonte da verdade, a fonte da vida e não somente na nossa vida religiosa; mas toda a verdade é dependente da obra da revelação de Deus. Na condição de criatura, não podemos saber coisa alguma se Deus não tiver tornado possível o conhecimento para nós.
Podemos exemplificar isso da seguinte forma: voce está em uma sala escura e lá tem um objeto; por mais que voce se esforce, mesmo que voce tenha uma visão perfeita, voce não conseguirá encontrar esse objeto. Mas se ligarmos a luz, imediatamente esse objeto será identificado. Essa é a luz que precisamos para andar nesse mundo e podermos identificar aquilo que vem de Deus e o que não vem de Deus. Através da Sua luz, Ele nos torna possível ver coisas que não conseguiríamos ver sozinhos.
Quando falamos em revelação de Deus, podemos considerar duas formas da Sua auto revelação: a revelação geral e a revelação especial. Quais é a diferença entre elas?
A revelação geral diz respeito a auto revelação de Deus a todos os homens, em todas as épocas, em todos os lugares. Como criador de tudo, Deus sempre está e esteve presente na Sua criação. Nesse contexto da revelação geral de Deus, vemos que Deus se revela através da natureza criada, através da consciência humana e através de toda história da humanidade. Vamos fundamentar biblicamente o que estamos falando.
No (Sl 19: 1-3) lemos: "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a Sua voz.
Esse salmo nos diz tudo. Toda a criação (a beleza dos mares, dos rios, das florestas, a cor dos pássaros, o instinto dos animais, a sua auto defesa, o equilíbrio do universo), tudo isso, quando contemplamos vemos a presença do Criador e a Sua perfeição. Esse salmo ainda nos diz que não há linguagem nem fala onde não se ouça a voz de Deus. Isso é algo maravilhoso, não é verdade?

A mão de Deus na Sua criação!
Quão formosa é a Tua criação, oh, Senhor!
Deus se revela através da consciência humana - Podemos ver isso relatado me (Rm 2:13-15).
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; Romanos 2:13-15
Deus se revela através da história da hmanidade e da história de Israel.
Vemos no Livro de Êxodo como Deus esteve presente todo o tempo na saida do Seu povo do Egito, no caminho do deserto, na travessia do Mar Vermelho, na travessia do Rio Jordão. Ele operou vários milagres, sustentou o Seu povo com o maná e deu ordem a Moisés para construir um tabernáculo, pois Ele queria estar no meio do Seu povo. Ele protegeu essa caminhada, de dia com a nuvem sobre eles e à noite com a coluna de fogo. Porém muitos não enxergaram e só faziam murmurar. Na história da humanidade, nos conflitos, nas guerras, todos que tem a revelação de Deus conseguem ver a Sua proteção e a Sua mão os guiando todo o tempo.
Portanto, na revelação geral, Deus se auto revela através dos cenários acima relatados, porém Ele não dá a conhecer o Seu caráter, a Sua vontade, o Seu plano de salvação e o Seu propósito para cada vida; isso só acontece quando nos relacionamos de uma outra forma com o Senhor - isso vamos ver na revelaçao especial de Deus.

Deus se revela através do universo criado. Os astros se
mantém em perfeito equilíbrio, sustentados pela Sua mão.
O processo de revelação especial de Deus foi longo e progressivo. Primeiro Ele se revelou através dos profetas e hoje Ele quer se revelar através do Seu Filho Jesus Cristo como lemos em (Hb 1!-3).
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Hebreus 1:1-3
A revelação especial de Deus á aquela que está hoje nas Escrituras; ela revela a Sua vontade, o Seu plano de salvação e o Seu desejo é que tomemos conhecimento dessa revelação e que andemos em cima dela. Através da revelação especial, Deus quer nos levar a perfeição de Cristo como lemos abaixo:
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

A revelação especial de Deus se completou com a encarnação de Cristo e assim Deus não se revela mais das formas como se revelou em outros estágios da história da redenção; pois uma vez que Cristo veio, sendo Ele o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do Seu ser, a revelação de Deus para nós está completa.
A revelação especial de Deus é a mais completa que Ele já fez de si mesma, a fim de dar um conhecimento claro da Sua natureza, vontade, propósito, plano de salvação. Porém, essa revelação não está acessível a todos, mas somente aqueles que tem contato com a Palavra e recebem a revelação do plano de salvação e redenção para a sua vida. A revelação especial é a auto manifestação de Deus para certas pessoas em tempos e lugares definidos, permitindo que elas entrem em um relacionamento redentor com Ele.

O preço foi alto, mas hoje a cruz está vazia; Jesus ressurgiu
dos mortos e voltou para a glória do Pai!
Isso pode acontecer, também, com cada um de nós!
Para concluir, podemos dizer que nos tempos bíblicos Deus falou a Seu povo por meio de discursos através de Seus profetas, sonhos e visões a outros, sinais específicos como no caso de Gideão, lançamento de sortes através do Urim e Tumim usados pelos sacerdotes, teofanias (aparição visível do Deus invisível como aconteceu com Abraão), combinação de revelação e inspiração como aconteceu no processo de registro das Escrituras....
Porém hoje, Ele que se revelar através do Seu Filho Jesus Cristo, que pagou um alto preço com morte de cruz, mas que ressurgiu e está sentado à direita do Pai. O Cristo encarnado que veio a terra, hoje quer se encarnar em nós, a fim de que vivamos o que está escrito no Livro de Colossenses; "Cristo em nós, a esperança da glória".
Comentários