O mover de Deus em meio ao caos humano!
- Vera Jones
- 29 de nov. de 2015
- 5 min de leitura

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei
Não terei medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao meu lado, e dez mil a minha direita, mas nada chegará a mim.
Esses são alguns versículos do salmo 91 onde vemos a convicção do salmista com relação a proteção divina diante de momentos difíceis e circunstâncias de desordem que nos assolam vez por outra. Essa também deve ser a nossa convicção nesses momentos de angustia e caos que temos presenciado na face da terra nos dias de hoje e que acabam nos atingindo. Veja como a águia protege os seus filhotes debaixo das suas asas. Dessa mesma forma faz o Senhor quando buscamos nos abrigar no esconderijo do Altíssimo.
Essa não é a primeira vez que vemos ou tomamos conhecimento de que o caos se instalou na terra. Lembrando ligeiramente, podemos citar que na época de Noé a terra também entrou em uma desordem profunda devido a degeneração humana. No livro de Juízes constatamos o caos do homem em vários momentos da sua história e quantas vezes o Senhor, através da Sua misericórdia, levantou homens de Deus para restabelecer a ordem no meio do Seu povo. Na época de Jeremias vivemos outro episódio dessa desordem e devido a desobediência do povo, Deus o entregou nas mãos do Império Babilônico para que fosse levado ao cativeiro. Apesar de ter um profeta de Deus com uma voz poderosa o povo não quis se render ao Senhor.
E essa história vai se repetindo de uma forma cíclica devido a arrogância e ambição do homem e a falta de temor e obediência a Deus. Hoje, em pleno século 21, continuamos com esse mesmo cenário diante de nós!
Porém há uma esperança no coração daqueles que querem andar com Deus e se esconder debaixo das asas do Altíssimo. E essa esperança vem da experiência pessoal de cada um, quando experimenta que diante do caos, do desespero e da desilução de que algo novo ocorra ,o Espírito de Deus está se movendo e trazendo a Sua luz e Seus milagres para iluminar a nossa terra que muitas vezes está em trevas sem conseguir enxergar a saida.

Em Gênesis capítulo (1: 1-5) vemos que esse episódio também ocorreu há milênios atrás e a Palavra nos mostra o mover de Deus diante daquele momento de trevas que estava sobre a terra. Vamos ler!
No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra se tornou sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Vemos no verso 2 que a "terra se tornou sem forma e vazia"; o que nos leva a interpretar que a terra, em algum momento anterior, tinha forma e estava cheia da plenitude de Deus. E porque ela perdeu a sua forma; porque ela se tornou vazia?
Sabemos que no princípio o homem criado por Deus (Adão) vivia na Sua plenitude; diante do seu Creador desfrutando de um mundo sem pecado, sem concupicência que, inclusive, não tinha a necessidade nem de se vestir. Porém, quando o pecado entrou no seu interior, ele perdeu a sua inocência, foi despertado que estava nu e sentiu o desejo de conhecer a "árvore do conhecimento do bem e do mal."
Adão e Eva fizeram uma péssima escolha trocando a "árvore da vida" pela "árvore do conhecimento do bem e do mal".
E essa escolha nós também fazemos nos dias de hoje. Achamos que para sermos espertos, audazes e sábios temos que comer da "árvore do conhecimento do bem e do mal". Não entendemos, até que começamos a vivenciar, de que o fruto da "árvore da vida" que é Cristo Jesus é que vai nos dar a verdadeira sabedoria, o discernimento espiritual e a autoridade para enfrentar o reino das trevas. É nesta "árvore da vida " que está a profunda e verdadeira sabedoria que precisamos, para enfrentar os tempos de trevas que a terra já está vivendo e que se agravará até a segunda vinda de Cristo. As Escrituras comprovam isso!

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei
Reflita agora, nesse instante, sobre esses versos acima e vamos ver através de algumas passagens bíblicas, porque podemos descansar e confiar no nosso Deus e O eleger como nosso refúgio e fortaleza.
Veja o que lemos em Levítico 26:8: Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós.
Vamos pensar em termos lógicos e humanos. Voce acha viável que cinco homens possam perseguir 100 homens? Ou que 100 homens possam perseguir a 10.000 e ter vitória? Com certeza que não, a não ser que estejamos escondios nas asas do Altíssimo, nos refugiando Nele e Ele, então, batalhará por nós.
Veja o que lemos em Deuteronômio 32:30 Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?
Podemos usar o mesmo raciocínio acima pois a proporção é absurda. Só o Senhor entregando nas nossas mãos poderemos vencer o inimigo. Se estamos nesse esconderijo do Altíssimo, descansando na Sua sombra e confiando Nele, esses milagres acontecerão.
Mais dois acontecimentos que voce pode ler no Livro de Juízes:
Juízes 1:4 E subiu Judá, e o Senhor lhe entregou na sua mão os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens.
Juízes 3:29 E naquele tempo feriram dos moabitas uns dez mil homens, todos corpulentos, e todos homens valorosos; e não escapou nenhum.

A Bíblia está cheia da manifestação do poder do Senhor, e podemos viver isso se somente nos escondemos debaixo das Suas asas, descansamos na Sua sombra e O declaramos como nosso refúgio e fortaleza. Vamos observar que a Sua manifestação de poder é tão grande e em circunstâncias tão adversas que, de forma alguma, a glória pode ser dada ao homem. Recentemente vivemos algumas situações da manifestação desse poder e autoridade do Senhor que fugiu de qualquer lógica humana, ou seja, só podemos atribuir a uma intervenção divina. Com certeza voce também já viveu situações semehantes. Porém quanto mais descansarmos Nele e confiarmos na Sua força, obras maiores veremos para glória e honra do Seu Nome.
Assim é o nosso Deus! Quanto mais nos entregamos, mais O conhecemos! Ele se move diante do caos do homem, diante da terra desordenada e com a Sua Palavra de poder vai criando uma nova terra e enchendo com a Sua luz
Comments