top of page

Quem é o melhor amigo do homem?

Sérgio Barreto

Sempre ouvi falar dessa expressão, mas na prática, nunca a tinha comprovado como o foi no mês passado.

 

Nosso filho mais velho e família se mudaram para o Canadá e, como moravam numa casa, tinha também um Rusky Siberiano chamado BOB, um belo exemplar de olhos azuis, em pleno vigor físico, apesar dos seus 11 anos. Com essa mudança surgiu o impasse – O que fazer com BOB, quem iria cuidar dele, com quem deixar?

A princípio nós rejeitamos a ideia de ficar com ele, com argumentos legítimos e BOB foi morar na casa de outro filho, que já tinha uma cadela Golden Retriever. BOB só conseguiu ficar lá por duas noites. Seus latidos incomodaram a vizinhança de tal forma que não tivemos outra solução e, atendemos ao pedido do síndico daquele condomínio. Recolhemos BOB para o nosso lar.

 

Inicialmente não entendi o motivo de BOB ter latido tanto naquelas duas noites, já que é muito silencioso, e não é de incomodar a ninguem. Como veremos a seguir, foi a obra do Espírito Santo que o fez latir, como que pedindo para vir morar conosco.

 

O Senhor também utiliza a vida dos animais para nos falar, orientar e nos proteger.

 

Vejam o que aconteceu com Balaão. Foi a sua jumenta que o salvou da ira do Senhor:

Nm 22:27 E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão.
28 Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
29 E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
30 E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
31 Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
32 Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim;
33 Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida.
34 Então Balaão disse ao anjo do Senhor: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.

 

BOB então veio a morar conosco e começamos a ver como estava sendo bom, para mim e para minha esposa, por conta das duas caminhadas diárias que fazemos com ele.

 

BOB estava nos ajudando a fazer exercícios, cuidando da nossa saúde.

 

No final da tarde do último sábado, estávamos em uma das salas da casa, a qual dá para um jardim e BOB veio e começou a cheirar pelos cantos de um sofá grande que temos alí. Reclamei com ele: “BOB saia daí, pra fora”! Mas ele continuava sem ouvir meus comandos. Então falei para minha esposa: Deve ter alguma coisa atrás desse sofá: Puxei levemente, e como era final da tarde e sem meus óculos, vi algo por detrás parecido como uma almofada e pensei comigo: Nosso netinho de pouco mais de um ano deve ter jogado a almofada por detrás do sofá e, estiquei a minha mão para pegar... vi pelo tato que não se tratava disso quando resolvi puxar mais o sofá deslocando-o da parede. Para surpresa nossa, vi uma enorme cobra de uns 2 metros de comprimento. A princípio pensei que fosse uma jibóia. Os vizinhos vieram para nos apoiar e resolvemos chamar a Polícia Ambiental. Quando os policiais fizeram a captura nos disseram com espanto que tratava-se de uma Sucuri... Não tive como não pensar nos meus netos e netas exatamente no local onde mais ficam a brincar...

Demos graças a Deus por esse livramento e por essa lição. O Senhor sempre atende às orações dos justos. Constantemente pedimos pela proteção física e espiritual da nossa casa, nossos familiares, amigos e irmãos!

 

Afinal, quem é o melhor amigo do homem? Nosso cachorro ou o Espírito Santo de Deus?

Temos que tirar, sempre, os olhos da terra e elvar os nossos olhos para o alto, pois temos um Deus fiel e sempre a postos para nos proteger.

 

 

Please reload

bottom of page