top of page

Sustentabilidade! Quanto mais esgoto, melhor!

Fonte: revista "Dinheiro" de 24/02/2016

Sustentabilidade!  Quanto mais esgoto, melhor!

Voce estranhou esse título? Eu também!

 

Porém isso mostra o quanto temos que quebrar com os nossos paradigmas e preconceitos. E vemos na caminhada de Jesus que, muitas vezes Ele fez isso, chocando as autoridades e o povo da Sua época.

 

Vamos, então, à notícia!

 

“Saber descartar o lixo e o esgoto residencial e o industrial é um desafio em qualquer parte do mundo. Mas em Aarhus, segunda maior cidade da Dinamarca, com quase 300 mil habitantes, quanto mais lixo e esgoto melhor. Isso porque a usina de tratamento de efluentes local, chamada Aarhusvand, inaugurada há dois anos, está conseguindo tirar eletricidade do esgoto. O metano gerado pela fermentação dos dejetos alimenta grandes geradores de energia que além de suprir toda a eletricidade da planta, garantem 21% da iluminação e do aquecimento da cidade.

 

Além disso, depois de tratada com jatos de oxigênio, a água volta aos canais e rios da região com 99,6% de pureza.

 

Se você acha que a tecnologia é cara demais para o Brasil, saiba que os US$720 milhões investidos na unidade já retornaram aos cofres da empresa em apenas 20 meses graças ao faturamento com a venda da energia.

 

Queimar petróleo, carvão ou qualquer outro combustível para gerar energia já não faz nenhum sentido, disse à Revista Dinheiro o diretor de operações da usina Flemming Husum. E o argumento de que o investimento é alto demais não se sustenta. Já estamos pensando em importar esgoto de outras cidades do país, já que quanto mais esgoto, mais energia, mais arrecadação!

 

E o nosso BLOG lança a pergunta: Será que o Brasil tem jeito?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

bottom of page