top of page

Passos para nos orientar na tomada de decisões!

Retirados  do Curso "Direção Divina" ministrado por Ministérios Hebron - Guatemala.

Passos que podem nortear sua vida!

 

É sempre bom receber a luz divina nas tomadas de decisões, pois queremos  estar em conformidade com o Pai.

Reflita sobre essas luzes abaixo que podem lhe oferecer direções valiosas nos seus momentos de decisão.

 

A 1ª luz é a própria vida de Cristo em nós - o Verbo, a Palavra Viva. A Palabra que criou todas as coisas e que pode , a cada dia, nos dar a direção que precisamos para cada circunstância. Ouvir a voz de Deus (audível ou não), ter Ele dentro de nós tomando conta do nosso ser, nos dará a luz que precisamos para as nossas tomadas de decisões.

 

Foi assim que Jesus andou aqui na terra, em perfeita sintonia espiritual com o Pai. E suas decisões diárias, as vezes não muito agradáveis a Sua vontade, eram baseadas nessa voz que Ele ouvia e nessa luz que O iluminava - o Espírito Santo de Deus.

 

A vida de Cristo em nós, fará com que essa comunicação se estabeleça, entre nós e o Pai;  e o Seu Santo Espírito que é luz nos mostrará o caminho a seguir - a perfeita unidade da Trindade. Quanto mais tivermos dessa luz, mais entendimento teremos da vontade do Pai para a nossa caminhada diária.

 

Em (Jo 1:1-4) - (leia na íntegra) lemos no verso 4:

- "A vida estava Nele (o Verbo, a Palavra, o próprio Jesus) e a vida era a luz dos homens.

 

A 2ª luz é uma luz mais específica. É algo muito sutil que, se não estivermos atentos não vamos entender que é Deus quem está nos falando. O profeta Elias passou por essa experiência.

Leia em (1Rs 19: 11-13). Elias relata nessa experiência que Deus não estava nem no vento forte, nem no fogo,nem no terremoto, mas no cissio aprazível e delicado. É aquela Palavra que vem no fundo do nosso coração, de uma forma muito delicada mas nos dá uma convicção verdadeira.

 

A 3ª luz nos fala da necessidade de ouvirmos aquelas pessoas mais piedosas e mais experientes; aqueles que tem desenvolvido uma relação íntima com o Senhor, que através do conhecimento da Palavra e das suas experiências pessoais com Deus podem nos aconselhar e clarear nossa visão nos momentos de decisão da nossa vida. A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso e que somos levados a tomar, sempre, as decisões que mais nos agradam.....

 

A 4ª luz é a leitura das Escrituras - dessa forma passamos a conhecer os princípios divinos, conhecemos como Deus age e como Ele atuou em outras vidas. Se temos o hábito de ler a Bíblia regularmente, sabemos que, de repente, algum versículo pode saltar aos nossos olhos. E nessa hora sabemos que é Deus falando ao nosso coração e nos dando alguma direção.

 

A 5ª luz é a confirmação profética - muitos acham que os cinco ministérios (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) são coisas do passado, coisas da igreja primitiva ou que hoje só alguns estão ativos. Porém, quando começamos a desenvolver uma relação mais íntima com Deus, podemos ver que Ele continua levantando os Seus apóstols e profetas. Ao profeta é dado por Deus a habilidade de ouvir a Sua voz e transmitir a Sua mensagem para o Seu povo. Essa é a 5ª luz que pode trazer uma confirmação da decisão que voce tem que tomar em um deerminado momento da sua vida - a confirmação profética. Essa confirmação pode se dar de uma forma pessoal ou pública, porém uma palavra profética nunca deve ser a base principal para uma decisão. Devemos nos lembrar da advertência que a Bíblia faz com relação aos falsos profetas.

 

A 6ª luz é a paz de Deus - há uma diferença entre ter a paz com Deus, ou seja, não aceitar o espírito de condenação (Rm5:1) e ter a paz de Deus que vem através de uma caminhada reta (Fp 4:7-9).

Em (Cl 3:15) lemos que a paz de Deus deve ser nosso arbítrio, nosso juiz. Se voce não está sentindo essa paz no coração com relação a alguma decisão que tenha que tomar, o melhor é aguardar um pouco mais. Não devemos permitir que a pressão e a pressa interfira na direção divina que estamos buscando (Is 30:21).

 

A 7ª luz são as circunstâncias - aí temos que ter muita atenção, pois poderemos ter circunstâncias desfavoráveis e a direção estar presente, ou poderemos ter circunstâncias favoráveis e Deus não estar aí. Devemos sempre cruzar essa luz com outras mais.

 

A 8ª luz é a provisão divina - temos que ter o mesmo raciocínio feito para a 7ª luz. As vezes o Senhor nos manda fazer algo mas não há provisão e Ele nos manda a provisão mais tarde. Se sentimos a convicção de que devemos andar nessa direção, com certeza Ele mandará a provisão no momento certo.

 

A 9ª luz são as visões - visões espirituais ainda fazem parte da manfestação de Deus; não é coisa do passado. Lembre o que diz a Bíblia: "Deus é o mesmo, ontem, hoje e sempre; e Nele não há sombra de variação". Podemos, sim, receber visões com relação a direção divina para algum momento da nossa vida, porém elas precisam ser bem interpretadas. As visões podem ter várias origens: podem vir de Deus, de satanás e da nossa própria vontade. Essa luz deve ser cruzada com outras; nunca deve ser tomada isoladamente.

 

A 10ª luz  são os sonhos - é o mesmo raciocínio das visões. A Bíblia diz que os anciãos terão sonhos. Eles servem para nos instruir, advertir ou nos mostrar o futuro. Existem alguns homens na Bíblia que viveram essa experiência como: Abimeleque, Faraó, Nabucodonosor e Daniel.

 

A 11ª luz é o sentido comum santificado - sabemos que é uma prática em organizações de qualquer tipo, diante de um momento de decisão, buscar o consenso. Na nossa relação matrimonial costumamos também adotar esse princípio. Quando há uma divergência entre marido e mulher podemos buscar uma terceira pessoa que tem os mesmos princípios nossos e observar se há consenso nas opiniões. Essa é uma luz que podemos adotar na busca de uma direção divina na tomada de alguma decisão. Porém, é importante ter o cuidado de buscar pessoas com a mesma caminhada nossa. Existe, também, o consenso dos ímpios que por não buscarem a santificação podem nos dar uma direção errada. A Torre de Babel é um exemplo bíblico dessa situação.

 

A 12ª luz são os anjos -  os anjos são espíritos ministradores. Eles existem, tanto no plano espiritual como no plano terreno (mensageiros humanos podem ser anjos enviados pelo Senhor para nos auxiliar em determinadas circunstâncias). Mesmo quando não percebemos, os anjos podem estar do nosso lado nos ajudando; porém nunca devemos cultuar os anjos.

A única pessoa que devemos cultuar é o próprio Senhor!

 

A 13ª luz é a voz audível de Deus - há relatos na Bíblia que várias pessoas ouviram a voz de Deus de uma forma audível; como voce houve a voz do seu filho ou do seu marido. Essa é uma experiência muito forte e só tomamos consciência momentos depois que a vivemos. Maria Madalena ouviu essa voz quando estava no túmulo de Jesus buscando pelo seu Mestre; Moisés ouviu a voz audível de Deus quando estava no Monte Sinai; os discípulos ouviram a voz de Jesus após a Sua ressurreição durante os 40 dias que passou aqui na terra. Voce, também, pode ouvir essa voz audível de Deus!

 

A 14ª luz é receber a misericórdia de Deus - isso significa que Deus se lembrou de nós. Noé experimetou isso após o dilúvio. Depois de uma forte experiência com Deus através do evento do dilúvio, Noé e sua família receberam a misericórdia de Deus para sairem da arca e iniciar uma nova etapa da sua vida, habitando de novo na terra. Imagine se depois dessa experiência que Noé viveu, ele achasse que não deveria continuar nos caminhos do Senhor e começasse a tomar suas próprias decisões! As vezes isso acontece conosco; recebemos uma grande misericórdia, um grande livramento e insistimos em andar nos nossos próprios caminhos. 

 

Please reload

bottom of page