top of page

Não deixe sua chama se apagar!

Ana Barreto

Ano 2015

Voce já observou uma vela acesa? Já reservou algum tempo para observá-la com atenção?  Faca uma experiência e veja o que acontece. Ao acendermos a vela, no primeiro momento observamos que sua chama começa pequenina e, logo, logo, vai se alongando, crescendo e saindo da sua inércia inicial. É como se ganhasse vida!

 

Junto ao pavio a chama apresenta uma coloração azulada; mais acima, ela escurece num tom amarronzado que vai clareando, passando para um amarelado escuro, depois para mais claro, vem o alaranjado, até clarear totalmente em sua extremidade.
 A chama nunca fica estacionada; está sempre em movimento e é dinâmica. Move-se de um lado para o outro, ora encolhendo, ora alongando-se, como se estivesse dançando ao som de um música.

Para executar esses movimentos ela não necessita de vento. Lógico que se a colocarmos diante de uma brisa, seus movimentos serão mais intensos podendo até apagar a sua chama. O movimento de sua chama é causado pela própria força da combustão e do calor que a vela produz.

 

É uma experiência interessante  parar por alguns momentos para contemplar uma vela acesa. É uma maneira de exercitarmos nossa concentração, atenção e  observação, que tanto tem sido prejudicada nesta época.  Com tantos estímulos externos que nos desviam de nós mesmos e das coisas que necessitam de maiores relevâncias, precisamos parar para contemplar, muitas vezes,  algo insignificante como uma vela acesa e extrair mensagens de vida para nós mesmos.

 

Uma vela acesa parece ter vida própria, mas sabemos que sem o fogo produzido pelo atrito de um fósforo na lixa de sua caixa ou mesmo um isqueiro, a vela não exerce sua função pela qual foi projetada -  iluminar o ambiente com sua chama luminosa.

 

Podemos comparar nossas vidas a uma vela. Nós, sem o fogo do Espírito Santo, não teríamos vida em nós mesmos, pois só recebemos vida quando nos propomos a estar conectados com Ele - a Videira Verdadeira que é Cristo Jesus.

Como ramo da Videira só podemos  receber Sua seiva que é a vida, se estivermos ligados a ela (Cf Joao 15:1-8) Assim, a morte não terá domínio sobre nós, pois estaremos ligados à Fonte da Vida - Cristo Jesus. E assim estaremos sempre recebendo vida, luz e estaremos brilhando e iluminando a vida de outros que necessitam ser guiados em Seus caminhos rumo a terra prometida.

 

Por isso, podemos dizer que “SE A CHAMA QUE HÁ EM TI SE APAGAR, AS ALMAS QUE ESTARÃO AO SEU REDOR MORRERÃO DE FRIO”. Grande é a nossa responsabilidade em sermos luzeiros do mundo para iluminar a vida dos que andam em trevas e sentem-se necessitados. 

 

Levanto meus olhos para os  montes e pergunto: ”-De onde me virá o meu socorro?”

 

Quantos montes têm se levantado na sua vida? Situações que para você parecem impossíveis de serem resolvidas aos olhos humanos. As vezes nos sentimos cercados por montanhas intransponíveis e então olhamos para ela e falamos: não vamos conseguir; eu não tenho força; eu não consigo; eu não posso!

 

Pode ser que ainda hoje essas montanhas se levantam contra você, e você até pensou: “Eu vou desistir de tudo, eu vou parar com tudo!” 
As pressões que muitas vezes vem sobre nós são pesadas, são montes muito altos. Mas quando nós fechamos os nossos olhos e chamamos: -Jesus... Ele,então, vem!


Muitas vezes Ele nos encontra do outro lado, ferido, machucado, com sentimento de fracasso, com sentimento de derrota. Alguém pode olhar você por fora e te ver tão forte, mas só você e o Espírito de Deus sabem como você esta por dentro.

 

Existe um texto na Palavra de Deus que diz: “Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado, Para fazê-lo assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.” (Salmos 113:7-8)
Esse é o meu Deus, esse é o seu Deus!

 

Quando você fecha os seus olhos e diz: -Jesus, socorro! Então Jesus vem, e Ele te levanta, Ele te abraça e ministra no seu espírito. Então Ele diz: - Eu sou teu e você é meu, e entre nós não há ninguém.
Não há nada que possa nos separar do amor de Deus, não há nada que possa nos deter, porque o Espírito de Deus habita em nós. O próprio Deus habita em você.

Por isso cante agora. Ele vem saltando pelos montes, porque é sobre os montes da sua vida que Ele vem saltando, para encontrar você do outro lado, te abraçar, te levantar, te erguer e te dizer:

 

-Filho eu estou aqui!  Tenha um excelente dia!

 

 

Please reload

bottom of page