top of page

DICAS PARA SUA CASA

Cuidar da casa não é tarefa fácil e por isso separamos dicas que podem facilitar a sua rotina e ajudar a deixar sua casa ainda mais bonita e bem cuidada.

como fazer aromatizador de ambiente.

como fazer divisórias para gavetasar.

como limpar seu fogãor.

Os nichos são ótimos itens de decoração, pois além de serem versáteis eles se encaixam em qualquer ambiente da casa. Podendo ser substituídos por prateleiras eles têm a capacidade de aproveitar o espaço sem prejudicar na circulação do espaço. Sem contar que deixa a decoração divertida e moderna.

Possuem diversos tamanhos e formatos, mas se for contratar um serviço de marceneiro podem ser feito sob medida de acordo onde será encaixado. Os mais utilizados são os quadrados, redondos, retangulares, embutido na parede, com fundo revestido, com ou sem iluminação. O legal é que em qualquer ambiente eles facilitam na organização, pois deixa os objetos ao alcance das mãos.

Já os nichos modulares podem ter opções criativas para composição na parede, sejam formando um painel, divisória de ambiente, armários abertos, paredes revestidas e etc.

Existem dois tipos de nichos os abertos e os fechados. Os fechados são bons para esconder objetos e documentos pessoais. Já os abertos o bacana é apoiar objetos decorativos como vasos, livros, obras de arte, qualquer item que seja para incrementar no charme e organização.

Enfim, em qualquer ambiente da casa eles são bem vindos. 

fonte: http://www.decorfacil.com/decoracao-com-nichos/

 

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado com os ambientes em que as crianças permanecem, grande parte dos acidentes não aconteceria.

 

Como evitar acidentes?

 

- Afogamento: depois do uso, esvazie baldes, banheiras e piscinas infantis e guarde-os sempre virados para baixo. Se a sua casa tem piscina, impeça o acesso da criança à área 

 

- Atropelamento: não permita que uma criança menor de dez anos ande sozinha pela rua e comece cedo a educação no trânsito. Jamais atravesse fora da faixa ou correndo na  frente dela. Os filhos seguem o exemplo dos pais 

 

- Asfixia: tenha muito cuidado com fios e cordas. Crianças menores correm o risco de estrangulamento com eles 

 

- Envenenamento: guarde trancado e fora da vista das crianças todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos 

 

- Quedas: crianças devem brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são apropriadas. Redes nas janelas e portas de contenção que impeçam o acesso às escadas ou áreas perigosas ajudam muito 

 

- Queimadura: Mantenha a criança longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições. Cuidado, também, com o ferro de passar. 

 

Para diminuir os riscos, a principal dica da especialista é remanejar os ambientes.  O ideal é tirar dos cômodos tudo que possa causar acidentes. 

 

Quando muito pequenas, as crianças não têm noção alguma de perigo. A sensação de medo aparece por volta dos cinco anos. Até então, ela pode repetir os mesmos erros, pois não pensa que se machucará de novo. A fase mais crítica é a partir do momento que começam engatinhar, até por volta dos cinco anos.

 

Métodos para evitar acidentes

A melhor maneira de prevenir os acidentes domésticos com crianças é a conversa. Também é aconselhável manter as crianças bem longe da cozinha e da área de serviço, as campeãs em incidência de acidentes. Confira outras dicas para evitar acidentes  domésticos com criianças:

 

Na área de serviço

 

- Tanque: dê preferência aos de cerâmica ou de alumínio, que são mais leves. Veja se está bem preso à parede e nunca deixe uma criança se debruçar no tanque. Esse tipo de queda é comum, grave e com grandes chances de mortalidade.

 

- Baldes: deixe-os em local de difícil acesso, de preferência vazios e virados para baixo. Neles, as crianças podem ingerir produtos tóxicos ou se afogar.

 

- Produtos de limpeza: devem ser guardados sempre em seu frasco original, longe das crianças, em locais altos ou trancados.

 

- Tábua e ferro de passar: dê preferência às tábuas fixas. O ferro deve estar sempre desligado e longe das crianças. Quando estiver passando roupa, a criança não deve estar por perto.

 

No banheiro

 

- Vaso sanitário: crianças de até três anos podem se afogar em vasos sanitários. Além disso, é tentadora a ideia de subir nos vasos para alcançar objetos que estão fora de seu alcance. Vale fiscalizar o momento em que elas estão no banheiro.

 

- Piso: a melhor opção é o azulejo, de fácil higienização e menor risco de escorregamento. Os tapetes de plástico com ventosas, que são fixados ao chão, são os mais seguros. Aposte nas fitas adesivas antiderrapantes, também.

 

Na cozinha

 

- Fogão: evite ao máximo utilizar as bocas da frente. Em relação às panelas, deixe o cabo sempre para dentro. O ideal é manter as crianças fora da cozinha, mas, caso esteja presente, deixa-a longe do forno.

 

- Pia: guarde os eletrodomésticos nos armários altos ou com travas nas portas. Aparelhos em cima da pia podem ser puxados pelas crianças e os fios podem despertar a curiosidade e causar acidentes fatais, como enforcamento.

 

- Escorredor de louças: o ideal é escorrer a louça enquanto está por perto. Assim que terminar de lavar, guarde os artigos no armário.

 

Na sala

 

- Aparelhos eletrônicos: TVs devem estar fixas à parede e DVDs, videocassetes e afins, ao móvel. Os televisores do tipo LED, por exemplo, são muitos leves e podem facilmente ser empurrados. A fiação dos eletrônicos também deve estar devidamente presa e protegida.

 

- Tomadas: os protetores de tomada são simples, com preços acessíveis e encontrados facilmente em comércios. Apesar de as crianças conseguirem retirá-los com a unha, a precaução diminui riscos de queimaduras e choques.

 

- Cortinas: a melhor cortina é a horizontal, que não chega à altura das crianças. Evite cortinas com puxadores e cordas, que podem causar enforcamentos.

 

Fonte: Uol

Use giz de lousa

 

Coloque um punhado de giz dentro de um pote sem tampa no local onde desejar (quanto mais umidade, mais giz). Quando o giz estiver úmido, é só levá-lo ao sol e estará pronto para usar de novo! O mesmo giz pode ser usado por seis meses. "É muito eficiente para dar fim ao cheiro de mofo econtrolar a umidade", diz Sueli. Giz antialérgico não funciona, ok?

Aposte sem medo no bicarbonato de sódio

Preencha um potinho até a metade com o pó e coloque-o em um lugar onde ninguém vai esbarrar nele (senão, imagina a sujeira!). Se preciso, faça vários potinhos iguais e espalhe pela casa para controlar a umidade. Quando o pó formar pequenas bolinhas, é a hora de trocar.

 

Abra os armários

 

Faça isso uma vez por semana por algumas horas para que o ar possa circular dentro deles. E não se esqueça de abrir as gavetas!

 

Atenção à decoração

 

Se possível, substitua carpetes por pisos frios e cortinas pesadas por persianas. Assim, o ambiente fica menos abafado e úmido.

 

Deixe as roupas expostas ao sol

 

A cada seis meses, leve todas as peças (inclusive roupa de cama) para tomar sol. Aproveite e faça uma faxina no armário, livrando-se do que nãousa.

 

Tenha cuidado ao guardar a roupa

 

Nunca guarde uma peça que você acabou de usar. Deixe-a tomar um ar antes. "A gente transpira ao longo do dia, então a peça nunca está completamente seca", explica Sueli. E nunca, em hipótese alguma, guarde uma roupa úmida. Isso é péssimo!

 

Cuide dos móveis

 

Afaste-os 5 cm da parede. Assim, se ocorrer alguma infiltração, seu móvel estará protegido contra a umidade.

 

Banheiro limpinho

Tá aí um cômodo fácil de acumular umidade, por causa do vapor do chuveiro. Para acabar com as manchas de mofo, esfregue metade de um limão sobre azulejos e rejuntes e depois enxágue com água. "O limão éácido e funciona bem no banheiro", diz Sueli. As cortinas do box são um capítulo à parte. A dica é misturar em um balde 1 litro de água com quatro colheres de sal e deixá-las de molho até as manchas sumirem. Depois, lave-as normalmente.

 

Roupas sem cheiro de bolor

O vinagre também é seu aliado na hora de tirar manchas de mofo das roupas (e não só no combate do problema nos armários). Passe delicadamente sobre a mancha uma escovinha encharcada com vinagre branco e deixe o produto agir por 15 minutos. Aí, é só espalhar água quente por cima e deixar secar. A mancha terá saído! Em seguida, lave a peça.

Parede livre de manchas

Misture 1 litro de água com 1 litro de cândida e uma colher de sabão em pó ou líquido. Encharque um pano na mistura, passe na parede e depois retire usando um pano úmido com água. Abra as janelas para secar bem.

 

 

Please reload

bottom of page